Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Fernando Accarino

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 03.10.2019
1963 Brasil / Rio de Janeiro / Valença
Reprodução fotográfica Vitor Nogueira

Sem Título, 2008
Fernando Accarino
Acrílico sobre tela
60,00 cm x 60,00 cm

Sergio Fernando de Oliveira Accarino (Valença, Rio de Janeiro, 1963). Pintor e desenhista. Nos anos 1970, muda-se com a família para Vitória, Espírito Santo. Em 1990, muda-se para a cidade de São Paulo. No mesmo ano, tem aulas de desenho e pintura no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP). Nos dois anos seguintes, é orientado pelo artista P...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Sergio Fernando de Oliveira Accarino (Valença, Rio de Janeiro, 1963). Pintor e desenhista. Nos anos 1970, muda-se com a família para Vitória, Espírito Santo. Em 1990, muda-se para a cidade de São Paulo. No mesmo ano, tem aulas de desenho e pintura no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP). Nos dois anos seguintes, é orientado pelo artista Paulo Whitaker (1958)

Em 1993, participa do 20o Salão de Arte Jovem Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU) de Santos, São Paulo, e recebe o Prêmio Aquisição. Três anos mais tarde, realiza exposição individual na Galeria do Sesc Paulista, em São Paulo. Em 2003, expõe na coletiva Trisomatos, na Galeria Casa Porto das Artes, na capital capixaba. Seis anos depois, finaliza pós-graduação em artes visuais: cultura e criação na Faculdade Senac do Rio de Janeiro. 

Segundo Lincoln Guimarães Dias (1962), a obra de Accarino explora elementos geométricos em um plano bidimensional. Esta perspectiva, de acordo com Dias, contribui para a fundamentação de aspectos modernos nas obras do artista.

Obras 11

Abrir módulo
Reprodução fotográfica Sérgio Cardoso

Black

Acrílica e óleo sobre tela
Reprodução fotográfica Sérgio Cardoso

Sem Título

Acrílica sobre tela

Exposições 30

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 3

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: