Título da obra: Edna, Cantora, Vila Madalena


Reprodução fotográfica Sérgio Guerini
Gal Oppido
,
s.d.
Marcos Aurélio Oppido (São Paulo, São Paulo, 1952). Fotógrafo, arquiteto, desenhista, músico, designer e professor. Destaca-se como fotógrafo ensaísta, com obras nas quais reflete sobre as diferentes interferências no corpo e na relação do homem com a natureza e o espaço urbano.
Filho de pai pintor, Gal Oppido cresce em ambiente familiar criativo, em contato com o desenho e a pintura. Durante sua formação universitária, participa como baterista da fundação do grupo Rumo (1974), constituído em grande parte por estudantes da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
É professor de design gráfico no Instituto de Arte e Decoração de São Paulo (Iadê) de 1973 a 1975, quando obtém o diploma de arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). No ano seguinte, começa a fotografar, concebendo a fotografia como uma extensão do desenho. Também como docente, ministra a disciplina de linguagem visual na Faculdade de Arquitetura da Universidade Católica de Campinas, de 1979 a 1990, e o curso de Linguagem Fotográfica no Museu de Arte Moderna de São Paulo, de 2001 a 2019.
Em 1981, realiza sua primeira exposição individual, Veracidade, no Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), em São Paulo. A mostra coincide com o lançamento simultâneo dos dois primeiros discos do grupo Rumo, um ícone da chamada vanguarda paulista. O estudo da linguagem, elemento fundamental do trabalho do grupo, é também a marca do fotógrafo. A exposição apresenta ensaio realizado no edifício Japurá, pioneiro projeto arquitetônico de moradia popular implementado na área central da cidade. Gal Oppido fotografa a arquitetura, os ambientes e seus habitantes. O corpo, enquanto fonte de significados, rapidamente se impõe como campo de estudo, ocupando lugar central em sua produção artística.
No ensaio Naturezas (1983) revela a presença e interferências da natureza no cotidiano da vida urbana, outra questão essencial ao longo de sua trajetória.
Em Fundo Finito (1987), em que vários artistas interpretam um personagem, Oppido interessa-se essencialmente pelas conexões entre corpo e alegoria. No ensaio Relações Co Medidas (1988) – tributo ao fotógrafo britânico Eadweard Muybridge (1830-1904), cujo trabalho de decomposição da locomoção animal em 1878 está na origem do cinema –, Gal Oppido traz ao estúdio os corpos seminus de uma mulher e de um homem, que interagem em um espaço físico rigorosamente delimitado, com fundo negro quadriculado, evocando os antigos retratos antropométricos. O trabalho é retomado 30 anos mais tarde com os mesmos personagens.
Taxidermia (1994) traz para a cena o lixo urbano, em composições realizadas com a coleta de mais de uma tonelada de objetos ao longo de cinco anos. A série constitui um desdobramento do ensaio Objeto Menor Abandonado, apresentado no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) em 1991.
A convite do Instituto Itaú Cultural, Oppido apresenta em 1998 o ensaio O Índio Oculto na Taba Urbana, 12 obras que combinam colagens, mosaicos e retratos de artistas cuja ancestralidade indígena não está fisicamente evidente. Participam da série o cantor e compositor Chico César (1964), o estilista Walter Rodrigues e o músico Carlos Fernando (1959-2019).
A ancestralidade está no âmago dos ensaios Alegorias Bíblicas (2007), que reflete sobre o caráter formador de comportamento das passagens bíblicas e suas simbologias, e Antífona, sobre o mito de Iemanjá e suas representações, apresentado no Museu Afro Brasil em 2011.
Volta-se novamente para o corpo no ensaio Prata sobre Pele sobre Prata (2002). Apresentado na Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina_) em 2003, trata das diferentes interferências no corpo – sejam ornamentais, comportamentais ou até mesmo cirúrgicas –, e encerra a trilogia iniciada com Vestes (MIS-SP, 1989) e Luciana e a Lei da Gravidade, exposto em 1991 nos Rencontres Internationales de la Photographie d’Arles, na França.
A obra de Gal Oppido está também intimamente ligada à cidade de São Paulo, sua arquitetura, seus habitantes, seus personagens e suas idiossincrasias. Destacam-se: a série de retratos Poses Paulistanas (Pinacoteca do Estado de São Paulo, 1982); o ensaio Cada Centímetro (1998), realizado no apartamento-instalação de um colega arquiteto; Artérias Paulistanas, trabalho permanente de documentação da paisagem urbana; e projetos que incluem a participação ativa das comunidades, como a exposição Ver/Olhar, no Sesc Belenzinho (2001) e Sesc Campo Limpo (2019).
Com Sentidos da Pele (2016), apresentada na Galeria Lume, em São Paulo, recebe o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de melhor exposição. Com diferentes suportes – fotografia, desenho, performances e imagens cinéticas –, Gal Oppido explora a capacidade humana de transformar a matéria e transfigurar o próprio corpo, nele inscrevendo alegorias.
Como designer gráfico, realiza diversas capas de discos, incluindo os oito álbuns do grupo Rumo, em parceria com a artista plástica Edith Derdyk (1955). Em 2019, por iniciativa do Sesc, o grupo Rumo reconstitui a formação inicial e lança o álbum Universo.
O corpo e suas interações com o espaço, a arquitetura urbana, as interferências da natureza no cotidiano e o estudo da linguagem são elementos constantes na trajetória de Gal Oppido, presentes na fotografia e em outras expressões artísticas de sua obra.
Reprodução fotográfica Sérgio Guerini
Registro fotográfico Gal Oppido
Registro fotográfico Gal Oppido
Registro fotográfico Gal Oppido
Teatro Hilton
Teatro Cultura Artística
Instituto de Arquitetos do Brasil. Departamento de São Paulo (São Paulo, SP)
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Museu da Imagem e do Som (São Paulo, SP)
Itaugaleria (Avenida Higienópolis, São Paulo, SP)
Itaugaleria (Ourinhos, SP)
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp)
Fundação Armando Álvares Penteado
Universidade da Amazônia. Galeria de Arte (Belém, PA)
Universidade da Amazônia. Galeria de Arte (Belém, PA)
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)
Itaú Cultural
Itaú Cultural
Itaugaleria (Brasília, DF)
Itaú Cultural
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Fundação Bienal de São Paulo
Shopping JK Iguatemi
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