Brígida Baltar
![Passagens I, 1974 [obra]](http://d3swacfcujrr1g.cloudfront.net/img/uploads/2000/01/013302263228.jpg)
Coletas, 1998
Brígida Baltar
1 filme em 3 partes + 8 dvds
Acervo Instituto Itaú Cultural
Texto
Brígida Baltar (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1959). Artista multimídia. Partindo frequentemente de ações da própria artista, captadas em fotografias ou em curtos filmes silenciosos, sua obra tem como base a coleta de elementos naturais e transitórios, mobilizando sensação, memória e afetividade.
No fim da década de 1980, frequenta a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV/Parque Lage). Participa do Grupo Visorama, no Rio de Janeiro. Nessa época, cria a obra Abrigo (1996), em que projeta a forma do seu corpo escavada na parede de sua casa-ateliê, e a série Estrutura (1997), na qual emprega tijolos para compor as obras.
No projeto Umidades, desenvolvido entre 1994 e 2001, coleta, em recipientes de vidro, elementos naturais e efêmeros, como a neblina, o orvalho e a maresia, em excursões que realiza a locais como a Serra das Araras e a Serra dos Órgãos, ambas no Rio de Janeiro. Em 2002, apresenta, na 25ª Bienal Internacional de São Paulo, a obra Casa da Abelha, inspirada no universo desses insetos, composta de fotografias, vídeos, desenhos e alguns escritos, retratando a si própria com uma roupa confeccionada para o trabalho, baseada no traçado de uma colmeia.
Para o crítico Moacir dos Anjos (1963), nessas coletas a artista explora a memória e a afetividade geradas no evento, como as lembranças de odores, da temperatura, dos sons e até mesmo de sentimentos, como prazer, medo ou melancolia. Entretanto, para o espectador que conhece apenas as imagens fotográficas geradas por esses procedimentos, essas ações parecem se realizar fora do espaço e do tempo, inseridas em uma atmosfera de sonho.
O universo feminino e o da intimidade doméstica estão presentes na obra de Brígida Baltar, que inicialmente utiliza materiais retirados da sua casa, como tijolos, saibro, poeira e cascas de tinta em seu processo de criação. A preferência por esses elementos ou aqueles buscados na natureza, combinada a gestos poéticos e propostas que rondam o intangível, leva o trabalho da artista a atingir efeitos ao mesmo tempo sensíveis e primitivos.
Obras 3
Espetáculos 2
Exposições 148
-
-
4/4/1988 - 30/4/1988
-
7/7/1988 - 13/7/1988
-
1993 - 1993
-
6/5/1994 - 30/6/1994
Feiras de arte 6
-
13/2/2003 - 18/2/2003
-
13/2/2008 - 18/2/2008
-
10/9/2009 - 13/9/2009
-
29/4/2010 - 2/5/2010
-
9/9/2010 - 12/9/2010
Mostras 1
-
19/11/2014 - 22/11/2014
Mostras audiovisuais 4
-
14/11/2006 - 7/12/2006
-
8/5/2013 - 23/6/2013
-
8/5/2013 - 28/7/2013
-
7/11/2016 - 21/2/2015
Mídias (1)
Produção: Documenta Vídeo Brasil
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Erika Mota (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)
Fontes de pesquisa 41
- A INFÂNCIA perversa: fábulas sobre a memória e o tempo. Curadoria e texto Marcus de Lontra Costa. Rio de Janeiro: MAM, 1995. [36 p.], 35 il. p.b. color.
- APROPRIAÇÕES. Curadoria Ligia Canongia. Rio de Janeiro: Joel Edelstein Arte Contemporânea, 1997. RJje 1997/a
- APROPRIAÇÕES. Curadoria Ligia Canongia; tradução Jack Liebof. Rio de Janeiro: Joel Edelstein Arte Contemporânea, 1997. 8 p., il.
- ARCO das rosas: o marchand como curador. Apresentação José Roberto Aguilar; texto Celso Fioravante; trad. Camila Henman Belchior. São Paulo: Casa das Rosas, 2001.
- ARCO das rosas: o marchand como curador. Apresentação José Roberto Aguilar; texto Celso Fioravante; trad. Camila Henman Belchior. São Paulo: Casa das Rosas, 2001. SPcr 2001/ar
- ARTISTAS brasileiros na 5. Bienal de la Habana, 1994. Havana: Centro Wifredo Lam, 1994.
- ARTISTAS brasileiros na 5. Bienal de la Habana, 1994. Havana: Centro Wifredo Lam, 1994. BRb 1994
- BALTAR, Brígida. A coleta da neblina 1996-2001. São Paulo: Galeria Nara Roesler, 2001.
- BALTAR, Brígida. A coleta da neblina 1996-2001. São Paulo: Galeria Nara Roesler, 2001. B197 2000
- BALTAR, Brígida. Brígida Baltar. Texto Ricardo Basbaum; versão em inglês Paulo Andrade Lemos. Rio de Janeiro: Galeria Cohn Edelstein, 1997. 1 folha dobrada, il.
- BALTAR, Brígida. Brígida Baltar. Texto Ricardo Basbaum; versão em inglês Paulo Andrade Lemos. Rio de Janeiro: Galeria Cohn Edelstein, 1997. B197b 1997
- BALTAR, Brígida. Neblina, orvalho e maresia: coletas. Rio de Janeiro: O Autor, 2001. 112 p., il. color. 700.92 B197n
- BERCHT, Fátima. Notas sobre o trabalho. Galeria Nara Roesler. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2005. Não catalogado
- BERCHT, Fátima. Notas sobre o trabalho. Galeria Nara Roesler. Disponível em: [http://www.nararoesler.com.br/artistas_txt_p.asp?idartista=19]. Acesso em: 20 fev. 2005.
- COLEÇÃO Museu de Arte Moderna da Bahia: arte contemporânea. Apresentação Heitor Reis. Rio de Janeiro: MAM, 1998. RJmam 1998/c
- COLEÇÃO Museu de Arte Moderna da Bahia: arte contemporânea. Rio de Janeiro: MAM, 1998. s.p. il., color.
- CORCILIUS, Ania. Sem título. Galeria Nara Roesler. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2005. Não catalogado
- CORCILIUS, Ania. Sem título. Galeria Nara Roesler. Disponível em: [http://www.nararoesler.com.br/artistas_txt_p.asp?idartista=19]. Acesso em: 20 fev. 2005.
- COTIDIANO/ARTE: O Objeto Anos 60/90. São Paulo: Itaú Cultural, 1999. (Eixo Curatorial 1999).
- COTIDIANO/ARTE: O Objeto Anos 60/90. São Paulo: Itaú Cultural, 1999. (Eixo Curatorial 1999). IC 709.049 C844sn
- DUARTE, Luisa. O Fio da Trama. Galeria Nara Roesler. Disponível em: [http://www.nararoesler.com.br/artistas_txt_p.asp?idartista=19]. Acesso em: 20 fev. 2005. Não catalogado
- GALERIA Nara Roesler: catálogo. Fotografia Romulo Fialdini. São Paulo: Galeria Nara Roesler, 2001. SPnr 2001/c
- GALERIA Nara Roesler: catálogo. São Paulo: Galeria Nara Roesler, 2001. [16] p., il. color.
- GALERIA de Arte Centro Empresarial Rio 1988. Curadoria e texto Wilson Coutinho; texto Montez Magno, Frederico Morais, Wilson Coutinho, Lélia Coelho Frota, Donato Mello Júnior, Eduardo Passos, Luiz Sérgio de Oliveira, Italo Bianchi. Rio de Janeiro: Galeria de Arte Centro Empresarial Rio, 1988. [168] p., il. p.&b.
- GALERIA de Arte Centro Empresarial Rio 1988. Rio de Janeiro: Galeria de Arte Centro Empresarial Rio, 1988. RJgacer 1988
- LAGNADO, Lisette. O processo de fabulação. Galeria Nara Roesler. Disponível em: . Acesso em: 2. Não catalogado
- LAGNADO, Lisette. O processo de fabulação. Galeria Nara Roesler. Disponível em: [http://www.nararoesler.com.br/artistas_txt_p.asp?idartista=19]. Acesso em: 20 fev. 2005.
- MOSTRA SESC de Artes: ares & pensares. São Paulo: SESC SP, 2002. SPsesc 2002/a
- MOSTRA SESC de Artes: ares & pensares. São Paulo: Sesc, 2002. 111 p., il. color. p.b.
- POSSÍVEL imagem. Rio de Janeiro: Solar Grandjean de Montigny, 1990.
- POSSÍVEL imagem. Rio de Janeiro: Solar Grandjean de Montigny, 1990. RJsgm 1990/p
- ROMANCE figurado. Rio de Janeiro: Museu Nacional de Belas Artes, 1995. RJmnba 1995/rf
- ROMANCE figurado. Texto Frederico Morais. Rio de Janeiro: Museu Nacional de Belas Artes, 1995. 20 p. + 19 lâms., il. color.
- SALÃO NACIONAL VICTOR MEIRELLES, 6. , 1998, Florianópolis, SC. 6º Salão Nacional Victor Meirelles. Curadoria Charles Narloch. Florianópolis: MASC, 1998.
- SALÃO NACIONAL VICTOR MEIRELLES, 6. , 1998, Florianópolis, SC. 6º Salão Nacional Victor Meirelles. Curadoria Charles Narloch. Florianópolis: MASC, 1998. Sala Especial Luiz Henrique Schwanke. S398 1998
- SEIS artistas na 25ª Bienal de São Paulo. São Paulo: Galeria Nara Roesler, 2002.
- SEIS artistas na 25ª Bienal de São Paulo. São Paulo: Galeria Nara Roesler, 2002. SPnr 2002/se
- SOUZA, Jair de (Coord.). I Riográfico. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1993. RJccbb 1993/p
- SOUZA, Jair de (coord.). I Riográfico. Texto Lúcia Rito, Felipe Taborda, Ronaldo Werneck, Zuenir Ventura. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1993. [10] p., il. p&b.
- WORKSHOP 97: artistas alemães e brasileiros. Curadoria Edgar Filho; texto Friedrich Meschede, Marcus de Lontra Costa, Maria do Carmo Vogt. Salvador: MAM, 1997. 64p. il., color.
- WORKSHOP 97: artistas alemães e brasileiros. Salvador: MAM, 1997. BAmam 1997
Como citar
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
-
BRÍGIDA Baltar.
In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022.
Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa17557/brigida-baltar. Acesso em: 13 de agosto de 2022.
Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7