Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Vilma Slomp

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 14.06.2017
1952 Brasil / Paraná / Paranavaí

Orlando Azevedo, 1990
Vilma Slomp, Orlando Azevedo

Vilma Luiza Slomp (Paranavaí, Paraná, 1952). Fotógrafa. Gradua-se em administração de empresas pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná, em 1975. Entre 1975 e 1982 trabalha como fotojornalista para a revista Quem. Na década de 1980 cria, com o fotógrafo Orlando Azevedo (1949), a empresa Fotográfica Comunicação e Editora, em Curitiba. A partir ...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Vilma Luiza Slomp (Paranavaí, Paraná, 1952). Fotógrafa. Gradua-se em administração de empresas pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná, em 1975. Entre 1975 e 1982 trabalha como fotojornalista para a revista Quem. Na década de 1980 cria, com o fotógrafo Orlando Azevedo (1949), a empresa Fotográfica Comunicação e Editora, em Curitiba. A partir de 1983 dedica-se a ensaios autorais e à fotografia publicitária. Publica o livro Feliz Natal, em 1996. Dois anos depois é premiada no Concurso Internacional Hasselblad e publica o livro Dor. Entre 1999 e 2000 faz pós-graduação em história da arte do século XX, na Escola de Belas Artes do Paraná. Publica os livros Il-lu-sion, em 2001, e Vísceras em Vice Versa, em 2006.

Análise

Fotógrafa desde 1975, Vilma Slomp atua no campo do fotojornalismo e da fotografia autoral. No início de seu trabalho como fotojornalista, na década de 1970, pauta-se pelos conceitos de fotografia direta (straight photography) e instante decisivo. De 1986 a 1995 realiza o ensaio autoral Feliz Natal, no qual revela o gosto estético dos moradores de bairros antigos de Curitiba, por meio dos arranjos natalinos que enfeitam as portas e janelas de suas casas de madeira. Mostra as particularidades da arquitetura dessas residências, a pintura colorida (porta rosa, parede azul e telhado verde, por exemplo) e a integração dos enfeites nesse ambiente. Em 1989 utiliza negativos no formato 4x5 e faz fotografias em estúdio, tanto em preto e branco quanto coloridas, de composições com recortes de papéis e arranjos de flores e inicia a série fotográfica Dor, concluída em 1997. Nesse período a iluminação dos objetos com luz direta ou indireta tem papel preponderante nas composições fotográficas de Vilma Slomp, que obtém efeitos diversos, como fazer com que a imagem pareça tridimensional. Seu trabalho apresenta amadurecimento técnico e formal com a série Il-lu-sion - produzida, na maior parte, entre 1999 e 2001 -, principalmente nas aproximações estéticas entre as fotografias de flores realizadas em estúdio e as de paisagens naturais ou às de detalhes do corpo humano, que se intensificam no ensaio Vísceras em Vice Versa, concluído em 2006. É também em 1999 que a artista explora possibilidades como recortar a fotografia aplicada em uma superfície rígida transformando-a em objeto, como é o caso de Vertebral.

Obras 12

Abrir módulo

Exposições 27

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 8

Abrir módulo
  • BIENAL INTERNACIONAL DE FOTOGRAFIA, 3. 2000, Curitiba, PR. 3ª Bienal Internacional de Fotografia Cidade de Curitiba. Curadoria Orlando Azevedo. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 2000. 90 p., il. p&b color.
  • CARBONCINI, Anna (coord.). Coleção Pirelli/MASP de Fotografias: v. 4. Versão em inglês Kevin M. Benson Mundy. São Paulo: MASP, 1994.
  • CHIARELLI, Tadeu (org). Alegoria. São Paulo: MAM, [2002].
  • FOTOGRAFIAS no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Texto Tadeu Chiarelli, Ricardo Mendes. São Paulo: MAM, 2002.
  • SLOMP, Vilma. Feliz Natal. Texto Maí Nascimento Mendonça, Rubens Fernandes Júnior; tradução Martha Dias Schlemm, Verônica Palacios; versão em inglês Peggy Parciornik Distéfano. Curitiba: Fotográfica Comunicação, 1996. s.p. il., color.
  • SLOMP, Vilma. Il-lu-sion. Texto Agnaldo Farias; versão em inglês Peggy Parciornik Distéfano. Curitiba: Fotográfica Comunicação, 2001. [74] p., il. p&b.
  • SLOMP, Vilma. Vísceras em vice versa. Curitiba: Fotográfica Comunicação e Editora Ltda., 2006, 1ª ed. 72 p. il. p&b.
  • TOMIE Ohtake na trama espiritual da arte brasileira: exposição comemorativa dos 90 anos da artista. Curadoria Paulo Herkenhoff; tradução Izabel Murat Burbridge, Cynthia Derriel, Cândida Luisa Alves Almeida, Teresa Van Acker. São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2004. 272 p., il. p&b color.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: