Título da obra: Pinturas e Platibandas, Bola PA


Série Paisagens e Impressões, Brejo da Madre de Deus PE
,
1995
,
Anna Mariani
Biografia
Anna Helena Mariani Bittencourt (Rio de Janeiro RJ 1935). Fotógrafa. Estuda fotografia com Claude Kubrusly, Cristiano Mascaro (1944- ) e Maureen Bisilliat (1931- ). A partir da década de 1970, viaja ao Recôncavo Baiano e documenta a paisagem, as manifestações culturais e o trabalho feminino em atividades tradicionais. Torna-se conhecida principalmente pelas fotografias de fachadas e detalhes da arquitetura de habitações populares, que realiza desde 1976, ao publicar os livros Pinturas e Platibanda, em 1987, e Façades, em 1988. Suas fotografias apresentam as fachadas sempre em um ângulo frontal, sem a presença do elemento humano e sem a interferência da paisagem. Em 1992, publica Paisagens, Impressões - O Semi-Árido Brasileiro, no qual reúne fotografias de paisagens nordestinas realizadas ao longo de três décadas, que registram a escassez de recursos e também a diversidade de formas da vegetação e das paisagens desses lugares.
Comentário Crítico
Com um trabalho que não se restringe à simples documentação, Anna Mariani dedica-se desde o início dos anos 1970 a fotografar a arquitetura, a cultura, a fauna e a flora, a paisagem e a vida cotidiana na Região Nordeste do Brasil. Estuda fotografia com Claude Kubrusly, Cristiano Mascaro (1944- ) e Maureen Bisilliat (1931- ). Em 1969 começa a registrar o Recôncavo Baiano utilizando apenas filme p&b. Carioca de nascimento, a artista mora em Salvador durante a infância, conhecendo bem a região. O primeiro fruto de sua incursão pelo Nordeste é exposto em 1972, em São Paulo, numa mostra que traz a mulher nordestina em seus ofícios tradicionais: queima de barro, preparo da farinha de mandioca e do fumo, manufatura do sisal e da piaçava.
Em 1976 Mariani "descobre" aquele que é seu tema por cerca de 11 anos: as fachadas e platibandas das casas populares. O motivo aparece após viagem realizada para registrar o percurso de Antônio Conselheiro, na qual utiliza pela primeira vez filme colorido, e essa arquitetura se revela em toda sua diversidade e criatividade através da cor. A partir de então, empreende diversas excursões a cidades litorâneas e do sertão dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe em busca desse universo poético dos mestres construtores populares. Em 1987, conta com um acervo de mais de 2 mil fotografias, que decide colocar em livro. Seleciona 220 fotos e publica o volume Pinturas e Platibandas, com comentários do escritor Ariano Suassuna (1927- ) e da arquiteta Lina Bo Bardi (1914-1992).1
O livro é lançado na 19ª Bienal Internacional de São Paulo com exposição de 80 ampliações fotográficas. As imagens destacam-se pelo brilho frágil das cores que reproduzem com sensibilidade a pintura a cal dessas fachadas sem eira nem beira, suas elaboradas platibandas decoradas com motivos geométricos, florais e zoomórficos que revelam sinais de várias culturas, como a africana e a oriental. Recuperadas de forma nua, frontalmente, sem presença humana, essas fotos encontram beleza na simplicidade das soluções arquitetônicas do interior do Nordeste brasileiro.
A busca da beleza em meio a condições adversas, mas sem estetizar a pobreza, é uma das características do trabalho de Anna Mariani. Em Paisagens, Impressões: o Semi-Arido Brasileiro (1992), a artista reúne fotos de paisagens nordestinas realizadas em três décadas (1970-1990). Nessas imagens, os contrastes entre diversas formas de escassez (do solo e de comida) e algumas riquezas (pequenas faixas de vegetação, plantações ou casas solitárias em regiões extremamente áridas) são, em suas palavras, "uma homenagem ao sertanejo presente nas terras cultivadas, casas, cercas e caminhos".2
Notas
1 O livro foi publicado posteriormente na França com textos do artista Caetano Veloso e do filósofo Jean Baudrillard.
2 MARIANI, Anna. Paisagens, impressões: o semi-árido brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. 107 p., fotos color.
Galeria Enfoco (São Paulo, SP)
Galeria Espaço Novo (São Paulo, SP)
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Kunsthaus Zürich
Galeria Arco (São Paulo, SP)
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Fundação Bienal de São Paulo
Staatliche Kunsthalle (Berlim, Alemanha)
Musée National d´Art Moderne (MNAM)
Stedelijk Museum (Schiedam, Holanda)
Suomen Rakennustaiteen Museo
Serpentine Gallery
Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão
Arkitektskolen Aarhus (Arhus, Dinamarca)
Haus der Kulturen der Welt (Berlim, Alemanha)
Institut für Auslandsbeziehungen (Stuttgart, Alemanha)
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)
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