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Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Anna Mariani

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
04.07.1935 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro

Série Paisagens e Impressões, Brejo da Madre de Deus PE, 1995
Anna Mariani
Matriz-negativo

Anna Helena Mariani Bittencourt (Rio de Janeiro RJ 1935). Fotógrafa. Estuda fotografia com Claude Kubrusly, Cristiano Mascaro (1944- ) e Maureen Bisilliat (1931- ). A partir da década de 1970, viaja ao Recôncavo Baiano e documenta a paisagem, as manifestações culturais e o trabalho feminino em atividades tradicionais. Torna-se conhecida principa...

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Biografia
Anna Helena Mariani Bittencourt (Rio de Janeiro RJ 1935). Fotógrafa. Estuda fotografia com Claude Kubrusly, Cristiano Mascaro (1944- ) e Maureen Bisilliat (1931- ). A partir da década de 1970, viaja ao Recôncavo Baiano e documenta a paisagem, as manifestações culturais e o trabalho feminino em atividades tradicionais. Torna-se conhecida principalmente pelas fotografias de fachadas e detalhes da arquitetura de habitações populares, que realiza desde 1976, ao publicar os livros Pinturas e Platibanda, em 1987, e Façades, em 1988. Suas fotografias apresentam as fachadas sempre em um ângulo frontal, sem a presença do elemento humano e sem a interferência da paisagem. Em 1992, publica Paisagens, Impressões - O Semi-Árido Brasileiro, no qual reúne fotografias de paisagens nordestinas realizadas ao longo de três décadas, que registram a escassez de recursos e também a diversidade de formas da vegetação e das paisagens desses lugares.

Comentário Crítico
Com um trabalho que não se restringe à simples documentação, Anna Mariani dedica-se desde o início dos anos 1970 a fotografar a arquitetura, a cultura, a fauna e a flora, a paisagem e a vida cotidiana na Região Nordeste do Brasil. Estuda fotografia com Claude Kubrusly, Cristiano Mascaro (1944- ) e Maureen Bisilliat (1931- ). Em 1969 começa a registrar o Recôncavo Baiano utilizando apenas filme p&b. Carioca de nascimento, a artista mora em Salvador durante a infância, conhecendo bem a região. O primeiro fruto de sua incursão pelo Nordeste é exposto em 1972, em São Paulo, numa mostra que traz a mulher nordestina em seus ofícios tradicionais: queima de barro, preparo da farinha de mandioca e do fumo, manufatura do sisal e da piaçava.

Em 1976 Mariani "descobre" aquele que é seu tema por cerca de 11 anos: as fachadas e platibandas das casas populares. O motivo aparece após viagem realizada para registrar o percurso de Antônio Conselheiro, na qual utiliza pela primeira vez filme colorido, e essa arquitetura se revela em toda sua diversidade e criatividade através da cor. A partir de então, empreende diversas excursões a cidades litorâneas e do sertão dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe em busca desse universo poético dos mestres construtores populares. Em 1987, conta com um acervo de mais de 2 mil fotografias, que decide colocar em livro. Seleciona 220 fotos e publica o volume Pinturas e Platibandas, com comentários do escritor Ariano Suassuna (1927- ) e da arquiteta Lina Bo Bardi (1914-1992).1

O livro é lançado na 19ª Bienal Internacional de São Paulo com exposição de 80 ampliações fotográficas. As imagens destacam-se pelo brilho frágil das cores que reproduzem com sensibilidade a pintura a cal dessas fachadas sem eira nem beira, suas elaboradas platibandas decoradas com motivos geométricos, florais e zoomórficos que revelam sinais de várias culturas, como a africana e a oriental. Recuperadas de forma nua, frontalmente, sem presença humana, essas fotos encontram beleza na simplicidade das soluções arquitetônicas do interior do Nordeste brasileiro.

A busca da beleza em meio a condições adversas, mas sem estetizar a pobreza, é uma das características do trabalho de Anna Mariani. Em Paisagens, Impressões: o Semi-Arido Brasileiro (1992), a artista reúne fotos de paisagens nordestinas realizadas em três décadas (1970-1990). Nessas imagens, os contrastes entre diversas formas de escassez (do solo e de comida) e algumas riquezas (pequenas faixas de vegetação, plantações ou casas solitárias em regiões extremamente áridas) são, em suas palavras, "uma homenagem ao sertanejo presente nas terras cultivadas, casas, cercas e caminhos".2

 

Notas
1 O livro foi publicado posteriormente na França com textos do artista Caetano Veloso e do filósofo Jean Baudrillard.
2 MARIANI, Anna. Paisagens, impressões: o semi-árido brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. 107 p., fotos color.

Obras 10

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Exposições 53

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Fontes de pesquisa 19

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  • A MATA. São Paulo: MAC/USP, 1991. [36 p.], il. p.b. color.
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  • BERNARD, Bruce. Bold Fronts in Brazil. Independent Magazine, London, 03 jun. 1989.
  • BIENAL BRASIL SÉCULO XX, 1994, São Paulo, SP. Bienal Brasil Século XX: catálogo. Curadoria Nelson Aguilar, José Roberto Teixeira Leite, Annateresa Fabris, Tadeu Chiarelli, Maria Alice Milliet, Walter Zanini, Cacilda Teixeira da Costa, Agnaldo Farias. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1994.
  • BIENAL INTERNACIONAL DE SÃO PAULO, 19., 1987, SÃO PAULO, SP. Catálogo geral. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1987.
  • BRILL, Stefania. Pedindo licença. Iris Foto, São Paulo, no. 410, dez. 1988.
  • CARBONCINI, Anna (coord.). Coleção Pirelli/MASP de Fotografias: v. 4. Versão em inglês Kevin M. Benson Mundy. São Paulo: MASP, 1994.
  • CARELLI, Wagner. Uma arte sertaneja para além dos clichês. Folha de S. Paulo, São Paulo, 21 out. 1987.
  • GONÇALVES FILHO, Antônio. Anna Mariani. Galeria Revista de Arte, São Paulo, no. 6, set. 1987.
  • GONÇALVES FILHO, Antônio. Fotógrafa segue nova trilha no Sertão. Folha de S. Paulo, 28 mai. 1992.
  • I Quadrienal de Fotografia. Curadoria Paulo Klein. São Paulo: MAM, 1985. 40 p. il. p.b.
  • I Trienal de Fotografia. São Paulo: MAM, 1980.
  • MARIANI, Anna. Paisagens, Impressões: o semi-árido brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
  • MARIANI, Anna. Pinturas e platibandas. São Paulo: Mundo Cultural, 1987. 240 p., fotos color.
  • MOSQUERA, Lala Mendez. Pinturas y Platibandas. SUMMA, Textos Iberos Americanos, Buenos Aires, no. 251, jul. 1988.
  • SOUZA, Okky de. Pela porta da frente. Veja, São Paulo, no. 995, 30 set. 1987.
  • TEIXEIRA LEITE, José Roberto. Post revisitado. São Paulo: Pinacoteca do Estado, maio 1993.
  • VELOSO, Caetano. Anna Mariani. El Paseante, Madrid, no. 11, dez. 1988.
  • WERNECK, Humberto. Senhora do Agreste. Elle, set. 1992.

Como citar

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