Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Américo Vermelho

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
1954 Brasil / Paraná / Bom Sucesso

Ilha de Paquetá, Rio de Janeiro RJ, 1988
Américo Vermelho
Matriz-negativo

Américo Dias Vermelho (Bom Sucesso PR 1954). Fotógrafo e professor. Estudou comunicação social na Universidade Católica do Paraná, em Curitiba (PR), tendo se formado em 1978. Trabalhou inicialmente como cinegrafista para a TV Paraná (entre 1974 e 75) antes de começar a carreira como fotojornalista em 1969, colaborando com os jornais O Estado do ...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Américo Dias Vermelho (Bom Sucesso PR 1954). Fotógrafo e professor. Estudou comunicação social na Universidade Católica do Paraná, em Curitiba (PR), tendo se formado em 1978. Trabalhou inicialmente como cinegrafista para a TV Paraná (entre 1974 e 75) antes de começar a carreira como fotojornalista em 1969, colaborando com os jornais O Estado do Paraná e o Correio de Notícias, de Curitiba (PR), e, posteriormente, com algumas das principais publicações nacionais, entre os quais os jornais O Estado de São Paulo, O Globo, Jornal do Brasil, e as revistas Senhor, Veja, IstoÉ. Entre 1983 e 1986, foi professor de fotojornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ, após o que lecionou em cursos livres como os promovidos pelas escolas de fotografia FotoRiografia e FotoInCena, ambas no Rio de Janeiro. Foi contemplado, em 1983, com a Bolsa de Fotografia Marc Ferrez da Fundação Nacional de Arte.

Obras 10

Abrir módulo

Exposições 8

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 1

Abrir módulo
  • Américo Vermelho. Curriculum Vitae.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: