Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Glória Ferreira

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 08.06.2022
07.05.1947
07.06.2022 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Maria da Glória Araújo Ferreira (Maranhão, 1947 - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022). Crítica de arte, curadora. Conhecida como uma referência para gerações de críticos, estudiosos da arte e curadores, Glória Ferreira atua em diferentes frentes, desde a produção e difusão de conhecimento enquanto professora de importantes cursos como na Escol...

Texto

Abrir módulo

Maria da Glória Araújo Ferreira (Maranhão, 1947 - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022). Crítica de arte, curadora. Conhecida como uma referência para gerações de críticos, estudiosos da arte e curadores, Glória Ferreira atua em diferentes frentes, desde a produção e difusão de conhecimento enquanto professora de importantes cursos como na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV/Parque Lage) e em suas atividades ligadas à escrita, sejam acadêmicas ou em períodos da área. 

Tem também importante papel na difusão da arte brasileira através de suas curadorias, especialmente de artistas das décadas de 1960 e 1970, sendo uma das principais responsáveis pela apresentação de artistas como Lygia Pape (1927-2004) e Hélio Oiticica (1937-1980) na Sala Especial do 9º Salão Nacional de Artes Plásticas: Lygia Clark e Hélio Oiticica (1986). Com uma atuação artística menos conhecida, transita pela produção fotográfica.

Exposições 35

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 4

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: