Artigo da seção pessoas Fernando Iazzetta

Fernando Iazzetta

Artigo da seção pessoas
Artes visuais / música  
Data de nascimento deFernando Iazzetta: 27-09-1966 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / São Paulo)

Biografia
Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta (São Paulo, São Paulo, 1966). Músico, compositor, professor universitário, pesquisador. Ingressa no curso de graduação em música da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) em 1985, durante o qual tem aulas com John Boudler (1954). Forma-se em percussão em 1988, e participa do Grupo de Percussão do Instituto de Artes de São Paulo (Piap). Conclui mestrado em comunicação e semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) em 1992. Inicia o doutorado, também na PUC/SP, no campo da música eletroacústica, defendendo a tese Sons de Silício: Corpos e Máquinas Fazendo Música, em 1997. Nesse ano, vincula-se ao programa de comunicação e semiótica como professor, coordenando, com o compositor Silvio Ferraz (1959), o Centro de Linguagem Musical. Durante o doutorado, realiza parte de suas pesquisas no Center for New Music and Audio Technologies (CNMAT) da Universidade da Califórnia, em Berkeley, Estados Unidos, com foco no desenvolvimento de sistemas interativos de música. No Brasil, prossegue na carreira acadêmica realizando pós-doutorado na PUC/SP entre 1997 e 1999. Em 2003, faz novo pós-doutorado na McGill University, Canadá. Obtém sua livre-docência em 2006 pela Universidade de São Paulo, na qual leciona e orienta pesquisas desde 1998, na área de música.

Em 2006, desenvolve atividades como compositor-pesquisador no Institut de Recherche et Coordination Acoustique/Musique (Ircam) em Paris, França. Em 2008, viaja como compositor-residente ao Visby International Centre for Composers (VICC), na Suécia. Atua como parecerista de periódicos e agências de fomento à pesquisa no campo das artes. Com pesquisas nas áreas de sonologia e acústica musical, produz artigos científicos e os livros Processo e Dinâmica (1993), publicado pela editora Annablume, e Música e Mediação Tecnológica (2009), pela Perspectiva.

O desenvolvimento de experimentações sonoro-musicais – com obras que envolvem intervenções, ocupações e performances em espaços urbanos, numa produção artística ligada à pesquisa – ocorre quando integra o Núcleo de Pesquisas em Sonologia da Universidade de São Paulo (NuSom), do qual é coordenador.

Comentário Crítico
O início da produção de Fernando Iazzetta é marcado pela percussão sinfônica, tendo como base instrumentos percussivos melódicos e rítmicos. Isso decorre de sua formação como instrumentista, período em que tem contato com o minimalismo e a música concreta. Com o aprofundamento das pesquisas em música eletroacústica, suas composições no erudito contemporâneo, incorporam recursos eletroacústicos que se tornam o pilar de suas obras.

continuar a leitura do texto Continuar a leitura do texto...

Outras informações de Fernando Iazzetta:

  • Outros nomes
    • Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta
    • Fernando Iazetta
    • Fernando H. O. Iazzetta
  • Habilidades
    • professor universitário
    • músico
    • Compositor
  • Relações de Fernando Iazzetta com outros artigos da enciclopédia:

Exposições (2)

Fontes de pesquisa (4)

  • MÚSICA ELETROACÚSTICA BRASILEIRA. Vol. II. CD. Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica, 1999.
  • NUSOM. Site do Núcleo de Pesquisas em Sonologia. Disponível em: < http://www2.eca.usp.br/nusom/ >. Acesso em: 06  ago. 2015.
  • Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta. Currículo Lattes. Disponível em: < http://lattes.cnpq.br/6685620485747756 >. Acesso em: 04 ago. 2015.
  • FERNANDO IAZZETTA. Site do compositor. São Paulo. Disponível em: < http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/ >. Acesso em: 04 ago. 2015

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • FERNANDO Iazzetta. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa13441/fernando-iazzetta>. Acesso em: 13 de Abr. 2021. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7