Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Barnabás Bosshart

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 14.12.2020
1947 Suíça
Barnabás Bosshart (Herisau, Suíça, 1947). Fotógrafo. Na década de 1960, estuda na Kunstgewerbeschule [Escola de Artes Aplicadas], em Zurique, época em que trabalha como assistente do fotógrafo de moda norte-americano Bill King (1939-1987). Muda-se para Londres e, como freelancer, fotografa para importantes revistas de moda, como Vogue, Vanity Fa...

Texto

Abrir módulo

Barnabás Bosshart (Herisau, Suíça, 1947). Fotógrafo. Na década de 1960, estuda na Kunstgewerbeschule [Escola de Artes Aplicadas], em Zurique, época em que trabalha como assistente do fotógrafo de moda norte-americano Bill King (1939-1987). Muda-se para Londres e, como freelancer, fotografa para importantes revistas de moda, como Vogue, Vanity Fair e Cosmopolitan, além de jornais como The Times, The Sunday Times e The Daily Telegraph.

A partir de 1973, inicia viagens internacionais para fotografar e fazer reportagens sobre o cotidiano das pessoas em cada localidade. Concentra seus projetos no Brasil, em especial no interior do Maranhão, onde registra a tribo indígena Canela Apanyekra. Publica suas fotografias em preto e branco em livros e catálogos, como Blimey! Another Book About London (1972), Alcântara: uma Cidade no Brasil entre Memória Colonial e Sonhos Intergalácticos (1989) e La Cina in due Tempi (1993). 

Bosshart apresenta seus trabalhos em dezenas de exposições individuais no Brasil, Suíça, Portugal, Alemanha, China e Inglaterra. O arquivo completo dos projetos que realiza entre 1963 e 2007 encontra-se na fundação alemã Fotostiftung Schweiz.

Exposições 14

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo
  • BARNABÁS BOSSHART. Site Oficial do Artista. São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.barnabasbosshart.com/. Acesso em: 17 ago. 2017.
  • BOSSHART, Barnabás. [Currículo]. Enviado pelo artista em: 24 maio 2017.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: