Artigo da seção pessoas Gastão Formenti

Gastão Formenti

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Artes visuais  
Data de nascimento deGastão Formenti: 24-06-1894 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / Guaratinguetá) | Data de morte 27-05-1974 Local de morte: (Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro)
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Flores do Campo , 1959 , Gastão Formenti
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini

Biografia

Gastão Formenti (Guaratinguetá, São Paulo, 1894 – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1974). Pintor, desenhista, mosaicista, vitralista, cantor e intérprete. Inicia a formação artística estudando desenho e pintura com Pietro Strina (1874-1927), em São Paulo, por volta de 1910. Muda-se com a família para o Rio de Janeiro, onde trabalha no ateliê de seu pai, o artista italiano César Alexandre Formenti (1874-1944), contribuindo na execução de mosaicos e vitrais. Entre os trabalhos realizados com pai, está o piso do Palácio Tiradentes, no Rio de Janeiro. Em 1913, participa pela primeira vez da Exposição Geral de Belas Artes, organizada pela Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, recebendo menção honrosa. Em edições posteriores da exposição, é premiado com medalha de bronze em 1921 e medalha de prata em 1924. Participa, também, de edições do Salão Paulista de Belas Artes, obtendo a medalha de prata na edição de 1940. Torna-se cantor popular em 1916, gravando mais de 400 músicas.  Em 1970, faz uma gravação com sua história de vida para o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS/SP),  integrando o projeto “Depoimentos para a Posteridade”. Possui obras no acervo do Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.

Análise

Por ocasião da 24ª edição da Exposição Geral de Belas Artes, em 1917, o escritor e crítico paulista Monteiro Lobato destaca a pintura Tarde no Leblon,  de Gastão Formenti, que aponta como “digna de menção pela frescura das tintas e excelência do céu”. O artista, então com 21 anos, já sinaliza o notável paisagista que se torna, mantendo-se ativo até meados da década de 1960. Durante sua trajetória, Formenti realiza marinhas de praias cariocas, como Iate Clube do Rio de Janeiro (1951),  Paquetá (1958) e Praia da Gávea (1963). São obras estruturadas no esquema tradicional da pintura de paisagem marinha: uma estreita faixa de terra em primeiro plano (praia), seguida da área do mar, tendo ao fundo, outra faixa de terra (montanhas) e, finalmente, o céu. A “excelência do céu” de que fala Monteiro Lobato se faz presente nessas obras, nas quais o artista mostra-se habilidoso na captação dos reflexos de luz nas nuvens em diferentes momentos do dia e condições climáticas. Em Luz e Sombra, Gávea (1935), porém, mostra-se capaz de explorar a ação da luz também na terra. Estruturada como se o artista observasse a cena debaixo de uma grande árvore, a composição apresenta, em primeiro plano, uma grande área imersa em sombra, contrastando com a zona de luz verde e amarela, que toma a parte superior do quadro. Além da habilidade no manejo das cores, a pintura revela perspicácia na estruturação do quadro, ao contrapor a área luminosa, situada à esquerda, a uma bananeira que se ergue sombria à direita, mantendo o equilíbrio da composição.

Outras informações de Gastão Formenti:

  • Outros nomes
    • Gastão Formenti
  • Habilidades
    • Pintor
    • desenhista
    • Vitralista
    • Cantor/Intérprete
    • mosaicista
  • Relações de Gastão Formenti com outros artigos da enciclopédia:

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Temas do artigo: Artes visuais  
Data de iníciosp-arte 2010: 29-04-2010  |  Data de término | 02-05-2010
Resumo do artigo sp-arte 2010:

Fundação Bienal de São Paulo

Fontes de pesquisa (14)

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  • CURY, Constantino. Dicionário de artistas plásticos brasileiros. São Paulo: Cury Arte Brasil, 2005.
  • FREIRE, Laudelino. Um século de pintura: apontamentos para a história da pintura no Brasil de 1816-1916. Rio de Janeiro: Fontana, 1983. 677 p.
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.
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  • MEDEIROS, João. Dicionário dos pintores do Brasil. Rio de Janeiro: Irradiação Cultural, 1988.
  • PONTUAL, Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.
  • REIS JÚNIOR, José Maria dos. História da pintura no Brasil. Prefácio Oswaldo Teixeira. São Paulo: Leia, 1944.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • GASTÃO Formenti. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa12455/gastao-formenti>. Acesso em: 24 de Ago. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7