Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Música

Cassiano

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 11.05.2021
16.09.1943 Brasil / Paraíba / Campina Grande
07.05.2021 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Genival Cassiano dos Santos (Campina Grande, Paraíba, 1943 - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021). Compositor e cantor. Um dos fundadores da chamada escola Black Rio, moderniza a música brasileira ao introduzir os gêneros soul, funk e rhythm and blues (R&B)1 na black music e compõe canções de grande repercussão pública.

Texto

Abrir módulo

Genival Cassiano dos Santos (Campina Grande, Paraíba, 1943 - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021). Compositor e cantor. Um dos fundadores da chamada escola Black Rio, moderniza a música brasileira ao introduzir os gêneros soul, funk e rhythm and blues (R&B)1 na black music e compõe canções de grande repercussão pública.

Muda-se com a família para o Rio de Janeiro na década de 1960, onde inicia carreira na música com a banda Bossa Trio, tocando canções da bossa nova. O grupo altera o nome para Os Diagonais, quando passam a interpretar músicas do funk, samba e soul. Nesse período, Cassiano entra em contato também com o R&B e incorpora o estilo em suas produções, modernizando a música brasileira.

Munido de um repertório musical, em parceria com o cantor Tim Maia (1942-1998), funda a escola Black Rio na década de 1970. O novo estilo permite que cantores negros passem a cantar outros gêneros além do samba e a romper com a exclusividade de cantores brancos na interpretação de canções românticas.

Em 1970, suas composições "Primavera", “Eu Amo Você” e o híbrido de funk e baião “Padre Cícero” integram o LP Tim Maia e conquistam grande repercussão. Grava seu primeiro disco solo, Imagem e Som (1971), em que interpreta “Primavera” com seu estilo vocal denominado brazilian soul. Sem atingir um grande público, seu trabalho é reconhecido posteriormente por mesclar os ritmos do samba e da bossa nova com o soul e o funk estadunidense.

Grava um novo disco em 1973, Apresentamos Nosso Cassiano, mas é com o trabalho Cuban Soul - 18 kilates (1976) que conquista espaço nas rádios nacionais como cantor das baladas “A Lua e Eu” e “Coleção”, compostas em parceria com Paulo Zdanowski (1954). Trilha sonora das novelas da TV Globo O Grito (1975-1976) e Locomotivas (1977), a voz de Cassiano se harmoniza com o violino, o piano e os solos de guitarra no meio e no final das canções.

Com uma tuberculose diagnosticada em 1978, Cassiano encerra a carreira de cantor, mas continua atuando como compositor e músico. No mesmo período, enfrenta dificuldades com as gravadoras por não aceitar mudanças sugeridas em seus trabalhos, para ficarem mais próximos do estilo comercial, o que resulta na interrupção de seu quarto álbum, Cedo ou Tarde.

A obra é retomada em 1991, com a participação de cantores como Djavan (1949), Luiz Melodia (1951-2017) e Marisa Monte (1967), e com músicas inéditas como “Rio best-seller” e “Setembro”, marcando seu último álbum.

Nos anos 2000, seu trabalho é relembrado com samples2 em canções do álbum Nada como um Dia após o Outro (2002), do grupo de rap Racionais MC’s, como a “Da Ponte pra cá”, que utiliza trechos de “Onda”, do álbum Cuban Soul.

Defendendo seu estilo musical poético e incorporando suas influências musicais, Cassiano moderniza a música brasileira e contribui para a ampliação de gêneros interpretados por negros.

 

Notas

1. Rhythm and Blues é um subgênero da música pop influenciado pelo soul, funk e hip-hop. 

2. Trechos ou partes integrais de músicas, instrumentos ou sons cotidianos incorporados na produção musical.

Fontes de pesquisa 5

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: