Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Música

Cassiano

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 11.05.2021
16.09.1943 Brasil / Paraíba / Campina Grande
07.05.2021 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Genival Cassiano dos Santos (Campina Grande, Paraíba, 1943 - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021). Compositor e cantor. Um dos fundadores da chamada escola Black Rio, moderniza a música brasileira ao introduzir os gêneros soul, funk e rhythm and blues (R&B)1 na black music e compõe canções de grande repercussão pública.

Texto

Abrir módulo

Genival Cassiano dos Santos (Campina Grande, Paraíba, 1943 - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021). Compositor e cantor. Um dos fundadores da chamada escola Black Rio, moderniza a música brasileira ao introduzir os gêneros soul, funk e rhythm and blues (R&B)1 na black music e compõe canções de grande repercussão pública.

Muda-se com a família para o Rio de Janeiro na década de 1960, onde inicia carreira na música com a banda Bossa Trio, tocando canções da bossa nova. O grupo altera o nome para Os Diagonais, quando passam a interpretar músicas do funk, samba e soul. Nesse período, Cassiano entra em contato também com o R&B e incorpora o estilo em suas produções, modernizando a música brasileira.

Munido de um repertório musical, em parceria com o cantor Tim Maia (1942-1998), funda a escola Black Rio na década de 1970. O novo estilo permite que cantores negros passem a cantar outros gêneros além do samba e a romper com a exclusividade de cantores brancos na interpretação de canções românticas.

Em 1970, suas composições "Primavera", “Eu Amo Você” e o híbrido de funk e baião “Padre Cícero” integram o LP Tim Maia e conquistam grande repercussão. Grava seu primeiro disco solo, Imagem e Som (1971), em que interpreta “Primavera” com seu estilo vocal denominado brazilian soul. Sem atingir um grande público, seu trabalho é reconhecido posteriormente por mesclar os ritmos do samba e da bossa nova com o soul e o funk estadunidense.

Grava um novo disco em 1973, Apresentamos Nosso Cassiano, mas é com o trabalho Cuban Soul - 18 kilates (1976) que conquista espaço nas rádios nacionais como cantor das baladas “A Lua e Eu” e “Coleção”, compostas em parceria com Paulo Zdanowski (1954). Trilha sonora das novelas da TV Globo O Grito (1975-1976) e Locomotivas (1977), a voz de Cassiano se harmoniza com o violino, o piano e os solos de guitarra no meio e no final das canções.

Com uma tuberculose diagnosticada em 1978, Cassiano encerra a carreira de cantor, mas continua atuando como compositor e músico. No mesmo período, enfrenta dificuldades com as gravadoras por não aceitar mudanças sugeridas em seus trabalhos, para ficarem mais próximos do estilo comercial, o que resulta na interrupção de seu quarto álbum, Cedo ou Tarde.

A obra é retomada em 1991, com a participação de cantores como Djavan (1949), Luiz Melodia (1951-2017) e Marisa Monte (1967), e com músicas inéditas como “Rio best-seller” e “Setembro”, marcando seu último álbum.

Nos anos 2000, seu trabalho é relembrado com samples2 em canções do álbum Nada como um Dia após o Outro (2002), do grupo de rap Racionais MC’s, como a “Da Ponte pra cá”, que utiliza trechos de “Onda”, do álbum Cuban Soul.

Defendendo seu estilo musical poético e incorporando suas influências musicais, Cassiano moderniza a música brasileira e contribui para a ampliação de gêneros interpretados por negros.

 

Notas

1. Rhythm and Blues é um subgênero da música pop influenciado pelo soul, funk e hip-hop. 

2. Trechos ou partes integrais de músicas, instrumentos ou sons cotidianos incorporados na produção musical.

Fontes de pesquisa 5

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: