Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Teatro

Affonso Romano de Sant'Anna

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 10.06.2020
27.03.1937 Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte
Affonso Romano de Sant'Anna (Belo Horizonte, Minas Gerais, 1937). Poeta, crítico e professor de literatura e jornalista. Filho de Jorge Firmino de Sant'Anna, capitão da Polícia Militar, e de Maria Romano de Sant'Anna, ambos de orientação protestante. Ainda pequeno, muda-se com a família para a cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, onde inicia se...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Affonso Romano de Sant'Anna (Belo Horizonte, Minas Gerais, 1937). Poeta, crítico e professor de literatura e jornalista. Filho de Jorge Firmino de Sant'Anna, capitão da Polícia Militar, e de Maria Romano de Sant'Anna, ambos de orientação protestante. Ainda pequeno, muda-se com a família para a cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, onde inicia seus estudos e se aproxima da literatura ao freqüentar as bibliotecas públicas. Começa a carreira jornalística em 1953, publicando críticas de cinema e teatro no Diário Comercial e na Gazeta Mercantil. Em 1954, viaja por diversas cidades mineiras pregando o Evangelho em favelas, hospitais e presídios. De volta à capital mineira, conclui em 1962 o bacharelado em letras neolatinas na Universidade Federal de Minas de Minas Gerais (UFMG) e publica seu primeiro livro de ensaios, O Desemprego do Poeta. Organiza, com outros poetas mineiros, a Semana Nacional de Poesia de Vanguarda, em Belo Horizonte, em 1963. No ano seguinte, obtém o grau de doutor pela UFMG, com apresentação de tese sobre o poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). Casa-se com a escritora Marina Colasanti (1938), em 1970, e vai residir no Rio de Janeiro. Ministra cursos na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, como professor convidado, dá aulas de literatura e cultura brasileiras em universidades da França, Alemanha e Estados Unidos. Assume a presidência da Fundação Biblioteca Nacional em 1990. Um ano depois, cria a revista Poesia Sempre, importante veículo de divulgação da poesia nacional no exterior. É nomeado, em 1995, para o cargo de secretário-geral da Associação das Bibliotecas Nacionais Ibero-Americanas. Colaborador assíduo da imprensa em toda sua carreira jornalística, escreve textos para os jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil, Jornal da Tarde, Correio Braziliense e O Estado de Minas. Tem poemas traduzidos para o espanhol, inglês, francês, alemão, polonês, chinês e italiano.

Espetáculos 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo
  • LUCENA, Suênio Campos de. 21 escritores brasileiros: uma viagem entre mitos e motes. São Paulo: Escrituras Editora, 2001.
  • SCHÜLER, Donald (Sel.). Os melhores poemas de Affonso Romano de Sant'Anna. São Paulo: Global, 1991. (Coleção Os Melhores Poemas, vol. 25).

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: