Artigo da seção pessoas Cacá Rosset

Cacá Rosset

Artigo da seção pessoas
Teatro  
Data de nascimento deCacá Rosset: 09-03-1954 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / São Paulo)
Imagem representativa do artigo

Cacá Rosset (Pai Ubu) em cena de Ubu, Folias Physicas, Pataphysicas e Musicaes , 1985 , João Caldas
Registro fotográfico João Caldas

Biografia

Carlos Eduardo Zilberlicht Rosset (São Paulo, São Paulo, 1954). Diretor e intérprete. Encenador irreverente e comediante carismático que vem fazendo rir platéias de todas as idades à frente de seu grupo teatral, o Teatro do Ornitorrinco, fundado ao lado de Luiz Roberto Galízia e Maria Alice Vergueiro.

Formado em direção na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em 1977. No mesmo ano, já no Teatro do Ornitorrinco, encena Ornitorrinco Canta Brecht e Weill, recebendo o Prêmio Governador do Estado de melhor diretor. Atua em Ópera do Malandro, de Chico Buarque, com direção de Luís Antônio Martinez Corrêa, em 1979, no Teatro Oficina. Em 1981, com o mesmo diretor, participa da encenação de O Percevejo, de Vladímir Maiakóvski.

Nos primeiros trabalhos do Ornitorrinco, fundado quando Rosset ainda estuda na ECA/USP, os três integrantes do grupo trabalham na produção e montagem do espetáculo. Aos poucos, Cacá vai se incumbindo da tradução e adaptação dos textos, além de assinar a direção dos espetáculos do grupo e participar deles também como ator. Em 1982, dirige Mahagonny Songspiel, de Bertolt Brecht e Kurt Weill, levando o Prêmio Governador do Estado de São Paulo de melhor direção. Em 1985, interpretando Pai Ubu em Ubu, Folias Physicas, Pataphysicas e Musicaes, inspirado na obra de Alfred Jarry, aproxima sua personagem dos políticos corruptos e paternalistas. Por esse espetáculo é premiado com o Molière, Mambembe, APCA e Apetesp como melhor diretor. Vivendo o papel-título de O Doente Imaginário, de Molière, 1989, interpreta um típico hipocondríaco. Em Scapino, em 2000, inspira-se na commedia dell'arte para representar Garibaldi, o gerente da Cantina Ornitorrinco que Ri. Suas caracterizações sempre alcançam efeitos hilariantes, obtendo resposta imediata da platéia. Com o Ornitorrinco, participa de várias turnês e festivais internacionais de teatro na Europa, Estados Unidos e América Latina e recebe muitos prêmios.

As atividades teatrais muitas vezes extrapolam a fronteira profissional para se tornarem verdadeiros atos políticos. Dá vida a suas personagens fora dos palcos, como na campanha eleitoral de 1986, quando lança a personagem Pai Ubu como candidato a governador de São Paulo. Quando a peça Teledeum é interditada pela Polícia Federal em 1987, lidera uma campanha contra a censura às manifestações artísticas. Em 1999, Cacá e sua trupe vão à Câmara Municipal fantasiados de Irmãos Metralha, pleiteando o cargo de fiscais da prefeitura, satirizando o esquema de corrupção nas administrações regionais. Ainda nesse ano publica anúncio no Classificados da Folha de S.Paulo, procurando emprego na televisão, pois, segundo ele, a grave recessão econômica estaria afastando o público dos teatros.

Em TV atua na novela Sangue do Meu Sangue, no SBT, e apresenta os programas Domingo Paulista (Record) e Cadeira de Barbeiro (Manchete).

Quando o diretor de teatro Cacá Rosset recruta atores para suas novas produções, há uma grande procura de jovens que desejam integrar-se ao grupo, atraídos pelo carisma do diretor e pela empatia que têm com a linguagem do Ornitorrinco. É essa sintonia com as necessidades de expressão de seu tempo que leva o diretor a encenar clássicos como Shakespeare e Molière com enorme liberdade, inserindo cenas eróticas não previstas por seus autores e articulando as linguagens do circo, do teatro e da dança, elementos trabalhados a serviço da comédia e do teatro.

Outras informações de Cacá Rosset:

  • Outros nomes
    • Carlos Eduardo Zilberlicht Rosset
    • Carlos Eduardo Rosset
  • Habilidades
    • diretor de teatro
    • Produtor
    • Ator

Representação (1)

Espetáculos (66)

Todos os espetáculos

Eventos relacionados (1)

Fontes de pesquisa (8)

  • DEL RIOS, Jefferson. O primeiro grande espetáculo do ano. Folha de S.Paulo, São Paulo, p. 31, 13 jan. 1981.
  • EICHBAUER, Hélio. [Currículo]. Enviado pelo artista em 24 de abril de 2011. Espetáculo: O Percevejo (Klop) - 1981 Não catalogado
  • FERNANDES, Sílvia. Grupos teatrais: anos 70. Campinas: Unicamp, 2000.
  • GARCEZ, Bruno. Cacá Rosset procura trabalho em jornal. Folha de S.Paulo, São Paulo, p. 5-7, 16 jan. 1999.
  • O DOENTE IMÁGINÁRIO. São Paulo, 1989. 1 folder. Programa do espetáculo, apresentado em 1989.
  • TEATRO do Ornitorrinco. São Paulo: Imprensa Oficial, 2009. 792.0981 To253
  • VERGUEIRO, Maria Alice. Maria Alice Vergueiro. São Paulo: [s.n.], s.d. Entrevista concedida a Rosy Farias, pesquisadora da Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Não Catalogado
  • VILLAMÉA, Luiza. Isto É, São Paulo, 17 fev. 1999.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • CACÁ Rosset. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa109127/caca-rosset>. Acesso em: 15 de Set. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7