Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Teatro

Cacá Rosset

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 04.03.2018
09.03.1954 Brasil / São Paulo / São Paulo
Registro fotográfico João Caldas

Cacá Rosset (Pai Ubu) em cena de Ubu, Folias Physicas, Pataphysicas e Musicaes, 1985
João Caldas, Cacá Rosset
Acervo Idart/Centro Cultural São Paulo

Carlos Eduardo Zilberlicht Rosset (São Paulo, São Paulo, 1954). Diretor e intérprete. Encenador irreverente e comediante carismático que vem fazendo rir platéias de todas as idades à frente de seu grupo teatral, o Teatro do Ornitorrinco, fundado ao lado de Luiz Roberto Galízia e Maria Alice Vergueiro.

Texto

Abrir módulo

Biografia

Carlos Eduardo Zilberlicht Rosset (São Paulo, São Paulo, 1954). Diretor e intérprete. Encenador irreverente e comediante carismático que vem fazendo rir platéias de todas as idades à frente de seu grupo teatral, o Teatro do Ornitorrinco, fundado ao lado de Luiz Roberto Galízia e Maria Alice Vergueiro.

Formado em direção na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em 1977. No mesmo ano, já no Teatro do Ornitorrinco, encena Ornitorrinco Canta Brecht e Weill, recebendo o Prêmio Governador do Estado de melhor diretor. Atua em Ópera do Malandro, de Chico Buarque, com direção de Luís Antônio Martinez Corrêa, em 1979, no Teatro Oficina. Em 1981, com o mesmo diretor, participa da encenação de O Percevejo, de Vladímir Maiakóvski.

Nos primeiros trabalhos do Ornitorrinco, fundado quando Rosset ainda estuda na ECA/USP, os três integrantes do grupo trabalham na produção e montagem do espetáculo. Aos poucos, Cacá vai se incumbindo da tradução e adaptação dos textos, além de assinar a direção dos espetáculos do grupo e participar deles também como ator. Em 1982, dirige Mahagonny Songspiel, de Bertolt Brecht e Kurt Weill, levando o Prêmio Governador do Estado de São Paulo de melhor direção. Em 1985, interpretando Pai Ubu em Ubu, Folias Physicas, Pataphysicas e Musicaes, inspirado na obra de Alfred Jarry, aproxima sua personagem dos políticos corruptos e paternalistas. Por esse espetáculo é premiado com o Molière, Mambembe, APCA e Apetesp como melhor diretor. Vivendo o papel-título de O Doente Imaginário, de Molière, 1989, interpreta um típico hipocondríaco. Em Scapino, em 2000, inspira-se na commedia dell'arte para representar Garibaldi, o gerente da Cantina Ornitorrinco que Ri. Suas caracterizações sempre alcançam efeitos hilariantes, obtendo resposta imediata da platéia. Com o Ornitorrinco, participa de várias turnês e festivais internacionais de teatro na Europa, Estados Unidos e América Latina e recebe muitos prêmios.

As atividades teatrais muitas vezes extrapolam a fronteira profissional para se tornarem verdadeiros atos políticos. Dá vida a suas personagens fora dos palcos, como na campanha eleitoral de 1986, quando lança a personagem Pai Ubu como candidato a governador de São Paulo. Quando a peça Teledeum é interditada pela Polícia Federal em 1987, lidera uma campanha contra a censura às manifestações artísticas. Em 1999, Cacá e sua trupe vão à Câmara Municipal fantasiados de Irmãos Metralha, pleiteando o cargo de fiscais da prefeitura, satirizando o esquema de corrupção nas administrações regionais. Ainda nesse ano publica anúncio no Classificados da Folha de S.Paulo, procurando emprego na televisão, pois, segundo ele, a grave recessão econômica estaria afastando o público dos teatros.

Em TV atua na novela Sangue do Meu Sangue, no SBT, e apresenta os programas Domingo Paulista (Record) e Cadeira de Barbeiro (Manchete).

Quando o diretor de teatro Cacá Rosset recruta atores para suas novas produções, há uma grande procura de jovens que desejam integrar-se ao grupo, atraídos pelo carisma do diretor e pela empatia que têm com a linguagem do Ornitorrinco. É essa sintonia com as necessidades de expressão de seu tempo que leva o diretor a encenar clássicos como Shakespeare e Molière com enorme liberdade, inserindo cenas eróticas não previstas por seus autores e articulando as linguagens do circo, do teatro e da dança, elementos trabalhados a serviço da comédia e do teatro.

Obras 1

Abrir módulo

Eventos relacionados 67

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 8

Abrir módulo
  • DEL RIOS, Jefferson. O primeiro grande espetáculo do ano. Folha de S.Paulo, São Paulo, p. 31, 13 jan. 1981.
  • EICHBAUER, Hélio. [Currículo]. Enviado pelo artista em 24 de abril de 2011. Espetáculo: O Percevejo (Klop) - 1981. Não catalogado
  • FERNANDES, Sílvia. Grupos teatrais: aqnos 70. Campinas: Unicamp, 2000.
  • GARCEZ, Bruno. Cacá Rosset procura trabalho em jornal. Folha de S.Paulo, São Paulo, p. 5-7, 16 jan. 1999.
  • O DOENTE IMÁGINÁRIO. São Paulo, 1989. 1 folder. Programa do espetáculo, apresentado em 1989.
  • TEATRO do Ornitorrinco. São Paulo: Imprensa Oficial, 2009. 792.0981 To253
  • VERGUEIRO, Maria Alice. Maria Alice Vergueiro. São Paulo: [s.n.], s.d. Entrevista concedida a Rosy Farias, pesquisadora da Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Não Catalogado
  • VILLAMÉA, Luiza. Isto É, São Paulo, 17 fev. 1999.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: