Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Angel San Martín

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 20.06.2018
28.05.1938 Chile / a definir / Copiapó
24.11.2011 Brasil / São Paulo / São Paulo
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Os Condores Sagrados Trazem as Mensagens Interestelares aos Homens da Cor de Terra, 1992
Angel San Martín
Óleo sobre tela, c.i.d.
110,00 cm x 140,00 cm

Angel Norberto San Martín Araya (Copiapó, Chile 1938 - São Paulo, São Paulo, 2011). Desenhista, entalhador, professor, pintor, escultor. Freqüenta a Universidade do Chile, em Santiago, onde bacharela-se em Letras em 1964 e obtém o título de professor de artes plásticas bem como sua licenciatura em pintura no ano de 1969. Integra o corpo docente ...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Angel Norberto San Martín Araya (Copiapó, Chile 1938 - São Paulo, São Paulo, 2011). Desenhista, entalhador, professor, pintor, escultor. Freqüenta a Universidade do Chile, em Santiago, onde bacharela-se em Letras em 1964 e obtém o título de professor de artes plásticas bem como sua licenciatura em pintura no ano de 1969. Integra o corpo docente da Universidade, atuando com enfoque nos princípios e técnicas de artes plásticas, expressão plástica aplicada à criança deficiente e metodologia e orientação plástica da criança e do adolescente. Muda-se para São Paulo em 1977, quando passa a ministrar o curso O Desenvolvimento Criativo da Criança e do Adolescente na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). No Brasil, tem sua primeira exposição individual exibida na Galeria Espade, em São Paulo, no ano de 1982. É condecorado em 1993 com a Ordem ao Mérito Docente e Cultural Gabriela Mistral, concedida pelo governo chileno. Inicia no ano de 1998 uma série de exposições que percorre países como França, Alemanha e Portugal.

Obras 18

Abrir módulo
Reprodução fotográfica Carmen Mil Homens

Barcos na Baia

Óleo sobre tela

Exposições 3

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 1

Abrir módulo
  • SAN MARTIN, Angel. Apocalipse no céu e na terra: pinturas. São Paulo, 1997. s.p., il.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: