Título da obra: Lambe-Lambe


Reprodução fotográfica Miguel Rio Branco
Indian Triptych
,
1985
,
Miguel Rio Branco
Iara Venanzi/Itaú Cultural
Miguel da Silva Paranhos de Rio Branco (Las Palmas de Gran Canaria, Espanha, 1946). Fotógrafo, diretor de fotografia, pintor. Filho de diplomata, vive a infância e adolescência entre Espanha, Portugal, Brasil, Suíça e Estados Unidos. Pintor autodidata, em 1964 expõe pela primeira vez numa galeria em Berna, Suíça. Em 1966, estuda no New York Institute of Photography [Instituto de Fotografia de Nova York] e, dois anos depois, na Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi), no Rio de Janeiro. De 1969 a 1981, dirige filmes experimentais e trabalha como diretor de fotografia e cameraman para cineastas como Gilberto Loureiro (1947) e Júlio Bressane (1946). Paralelamente, atua como fotógrafo documental. Entre 1978 a 1982, é correspondente da Agência Magnum, em Paris, e se destaca pelo uso de cores saturadas em seus trabalhos. Nos anos 1980, realiza instalações audiovisuais utilizando fotografia, pintura e cinema e expõe com freqüência no Brasil e no exterior. Recebe diversos prêmios, entre eles Prêmio Kodak da Crítica Fotográfica, em 1982, Bolsa de Artes da Fundação Vitae, em 1994, e Prêmio Nacional de Fotografia da Fundação Nacional de Arte (Funarte), em 1995. É autor dos livros Dulce Sudor Amargo, 1985, Nakta, 1986, Miguel Rio Branco, 1998, Silent Book, 1998 e Entre Olhos o Deserto, 2001.
Miguel Rio Branco dedica-se ao cinema experimental e à fotografia a partir da década de 1970. Conhecido por seu trabalho com a cor, explora em suas fotos os contrastes cromáticos, a diluição dos contornos, os jogos de espelhamentos e as diversas texturas, criando atmosferas por meio do uso da cor e da luz. A passagem do tempo, a violência, a sensualidade e a morte são temas constantes.
Na série Pelourinho (1979), Miguel Rio Branco fotografa o Maciel, parte mais antiga do bairro do Pelourinho, em Salvador, Bahia, local bastante degradado, ligado à prostituição. Fotografa pessoas com rostos na penumbra, corpos marcados por cicatrizes e também se interessa por casas arruinadas pelo tempo. Capta o que resta de dignidade nas situações cotidianas do local, em ambientes cercados pela violência e pela solidão.
Em instalações criadas na década de 1990, exibe projeções fotográficas juntamente com recortes de jornais, cacos de espelhos ou retalhos de tecido. O espectador percorre assim um mundo em fragmentos, composto por imagens dramáticas. Utilizando recursos como transparências, justaposições, cortes e colagens, Miguel Rio Branco cria situações de continuidade e descontinuidade. Para alguns críticos, sua produção situa-se no limite entre arte, fotografia e cinema.
Reprodução fotográfica Miguel Rio Branco
Reprodução fotográfica Miguel Rio Branco
Reprodução fotográfica Miguel Rio Branco
Reprodução fotográfica Miguel Rio Branco
Reprodução fotográfica Miguel Rio Branco
Reprodução fotográfica Miguel Rio Branco
Reprodução fotográfica Miguel Rio Branco
Reprodução fotográfica Miguel Rio Branco
Reprodução fotográfica Miguel Rio Branco
Reprodução fotográfica Miguel Rio Branco
Reprodução fotográfica Miguel Rio Branco
Reprodução fotográfica Miguel Rio Branco
Iara Venanzi/Itaú Cultural
Reprodução fotográfica Miguel Rio Branco
Reprodução fotográfica Miguel Rio Branco
Reprodução fotográfica Miguel Rio Branco
Reprodução fotográfica Miguel Rio Branco
Fundação Bienal de São Paulo
Galeria Goeldi
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp)
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Funarte. Galeria de Fotografia (Rio de Janeiro, RJ)
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Galeria Fotóptica
Fundação Bienal de São Paulo
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ)
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ)
Museu de Arte de Brasília (DF)
Kunsthaus Zürich
Paço Imperial
Biblioteca Nazionale Braidense (Milão, Itália)
Biblioteca Nationale Centrale di Firenze
Itaú Cultural
Fundação Bienal de São Paulo
Fundação Bienal de São Paulo
Shopping JK Iguatemi
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BRASIL. Plural y singular. Curadoria Laura Buccellato, Clelia Taricco. Buenos Aires: MAMba, 2000.
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