Título da obra: Sem Título


Reprodução Fotográfica Wilton Montenegro
Sem Título
,
1990
,
Fernanda Gomes
Reprodução Fotográfica Wilton Montenegro
Maria Fernanda Corrêa Gomes (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1960). Estuda na Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre 1977 e 1978. A partir de 1984, atua como designer de projetos gráficos. Apresenta sua primeira exposição individual na Galeria Macunaíma, no Rio de Janeiro, em 1988. A artista realiza suas obras com objetos de uso cotidiano e trabalha constantemente com elementos frágeis e transitórios. Cria principalmente instalações, explorando em seus trabalhos as propriedades dos materiais que as compõem e seus significados afetivos. Participa, entre outros, do evento Arte Cidade: a Cidade e Suas Histórias, ocorrido em São Paulo, em 1997. Desde o fim da década de 1990, sua obra tem repercussão no exterior, sendo objeto de análise em artigos publicados em periódicos especializados como Art News, Artforum, ArtNexus e Art in America. Em 2000, recebe o 4º Prêmio Scipione, em Macerata, na Itália. Em exposição ocorrida em 2002 na Adam Art Gallery, Wellington, na Nova Zelândia, realiza intervenções e explora características do espaço expositivo, como por exemplo, os tons criados pela incidência da luz natural. Em trabalhos recentes, como o realizado numa capela do século XV, no Museo de Arte Contemporáneo Español, em Valladolid, na Espanha, em 2005, utiliza pequenos objetos cotidianos, pedras e materiais orgânicos para intervir no espaço expositivo.
Fernanda Gomes realiza trabalhos com objetos de uso cotidiano, como garrafas, fios, papéis de cigarro, jornal, arames, pedras, travesseiros ou páginas de livros. Sua produção caracteriza-se pela exploração das propriedades dos materiais, que são reunidos, colados ou amarrados para compor suas peças, e de seus significados afetivos.
Já em obra de 1991, a artista une duas moedas com fio de seda. Uma vez destituídas de seu valor monetário, a elas é conferido um sentido poético. Em obra de 1992, apresenta uma estrutura composta por papéis colados, fios e pregos, a qual, por sua forma, alude a uma ratoeira. Em um trabalho de 1993, estende fios por toda a piscina vazia da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, revelando afinidade com a produção de Wladimir Tatlin (1885-1956). Mais tarde, realiza obras em que apresenta uma saturação do branco, mantendo também ampla relação com o espaço expositivo.
Na opinião do crítico de arte Paulo Venâncio Filho (1953), Fernanda Gomes recolhe objetos considerados insignificantes, irrisórios ou quase imperceptíveis na sociedade contemporânea, os quais, agregados em sua produção, adquirem novos significados, embora permaneçam ainda com um ar indefinido, gerando certa perplexidade no espectador.
Reprodução Fotográfica Wilton Montenegro
Reprodução Fotográfica Wilton Montenegro
Reprodução Fotográfica Wilton Montenegro
Registro fotográfico Eduardo Castanho/Itaú Cultural
Galeria Macunaíma
Fundação Nacional de Artes. Centro de Artes
Galeria 110 Arte Contemporânea (Rio de Janeiro, RJ)
Arco Arte Contemporânea Galeria Bruno Musatti (São Paulo, SP)
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Galeria 110 Arte Contemporânea (Rio de Janeiro, RJ)
Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Fundição Progresso (Rio de Janeiro, RJ)
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Galerie 1900-2000 (Paris, França)
Biblioteca Nazionale Braidense (Milão, Itália)
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Espaço Cultural Sérgio Porto
Parque Ferial Juan Carlos I
Fundação Bienal de São Paulo
Fundação Bienal de São Paulo
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