Artigo da seção pessoas Fernanda Gomes

Fernanda Gomes

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deFernanda Gomes: 1960 Local de nascimento: (Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro)
Imagem representativa do artigo

Sem Título , 1990 , Fernanda Gomes
Reprodução Fotográfica Wilton Montenegro

Biografia

Maria Fernanda Corrêa Gomes (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1960). Estuda na Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre 1977 e 1978. A partir de 1984, atua como designer de projetos gráficos. Apresenta sua primeira exposição individual na Galeria Macunaíma, no Rio de Janeiro, em 1988. A artista realiza suas obras com objetos de uso cotidiano e trabalha constantemente com elementos frágeis e transitórios. Cria principalmente instalações, explorando em seus trabalhos as propriedades dos materiais que as compõem e seus significados afetivos. Participa, entre outros, do evento Arte Cidade: a Cidade e Suas Histórias, ocorrido em São Paulo, em 1997. Desde o fim da década de 1990, sua obra tem repercussão no exterior, sendo objeto de análise em artigos publicados em periódicos especializados como Art News, Artforum,  ArtNexus e Art in America. Em 2000, recebe o 4º Prêmio Scipione, em Macerata, na Itália. Em exposição ocorrida em 2002 na Adam Art Gallery, Wellington, na Nova Zelândia, realiza intervenções e explora características do espaço expositivo, como por exemplo, os tons criados pela incidência da luz natural. Em trabalhos recentes, como o realizado numa capela do século XV, no Museo de Arte Contemporáneo Español, em Valladolid, na Espanha, em 2005, utiliza pequenos objetos cotidianos, pedras e materiais orgânicos para intervir no espaço expositivo.

Análise

Fernanda Gomes realiza trabalhos com objetos de uso cotidiano, como garrafas, fios, papéis de cigarro, jornal, arames, pedras, travesseiros ou páginas de livros. Sua produção caracteriza-se pela exploração das propriedades dos materiais, que são reunidos, colados ou amarrados para compor suas peças, e de seus significados afetivos.

Já em obra de 1991, a artista une duas moedas com fio de seda. Uma vez destituídas de seu valor monetário, a elas é conferido um sentido poético. Em obra de 1992, apresenta uma estrutura composta por papéis colados, fios e pregos, a qual, por sua forma, alude a uma ratoeira. Em um trabalho de 1993, estende fios por toda a piscina vazia da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, revelando afinidade com a produção de Wladimir Tatlin (1885-1956). Mais tarde, realiza obras em que apresenta uma saturação do branco, mantendo também ampla relação com o espaço expositivo.

Na opinião do crítico de arte Paulo Venâncio Filho (1953), Fernanda Gomes recolhe objetos considerados insignificantes, irrisórios ou quase imperceptíveis na sociedade contemporânea, os quais, agregados em sua produção, adquirem novos significados, embora permaneçam ainda com um ar indefinido, gerando certa perplexidade no espectador.

Outras informações de Fernanda Gomes:

  • Outros nomes
    • Maria Fernanda Corrêa Gomes
  • Habilidades
    • Artista plástico
    • Artista visual

Obras de Fernanda Gomes: (4) obras disponíveis:

Exposições (111)

Artigo sobre A Ordem Desfeita

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioA Ordem Desfeita : 23-08-1989  |  Data de término | 09-09-1989
Resumo do artigo A Ordem Desfeita :

Galeria 110 Arte Contemporânea (Rio de Janeiro, RJ)

Artigo sobre Rio Hoje

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioRio Hoje: 25-10-1989  |  Data de término | 26-11-1989
Resumo do artigo Rio Hoje:

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Todas as exposições

Eventos relacionados (3)

Artigo sobre sp-arte 2010

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de iníciosp-arte 2010: 29-04-2010  |  Data de término | 02-05-2010
Resumo do artigo sp-arte 2010:

Fundação Bienal de São Paulo

Artigo sobre sp-arte 2011

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de iníciosp-arte 2011: 12-05-2011  |  Data de término | 15-05-2011
Resumo do artigo sp-arte 2011:

Fundação Bienal de São Paulo

Fontes de pesquisa (32)

  • A ORDEM desfeita. Rio de Janeiro, 1989. 24 p., il., p.b. RJcac 1989/o
  • A ORDEM desfeita. Texto Ligia Canongia; tradução Lia Wyler. Rio de Janeiro, 24 p. il., p. b., 1989.
  • APROPRIAÇÕES. Curadoria Ligia Canongia; fotografia Vicente de Mello; tradução Jack Liebof. Rio de Janeiro: Joel Edelstein Arte Contemporânea, 1997. 8 p. il., p. b.
  • APROPRIAÇÕES. Rio de Janeiro: Joel Edelstein Arte Contemporânea, 1997. 8 p., il. p.b. RJje 1997/a
  • ARTE/CIDADE 3: a cidade e suas histórias. Apresentação Danilo Santos de Miranda; texto Nelson Brissac Peixoto, Lorenzo Mammì. São Paulo, 1997. 124 p.
  • ARTE/CIDADE 3: a cidade e suas histórias. São Paulo: Marca D'Água, 1997. 124 p., il. p.b. color. 709 A786h
  • BIENAL INTERNACIONAL DE SÃO PAULO, 22, 1994, São Paulo, SP. Catálogo Geral de Participantes. Curadoria Geral Nelson Aguilar. São Paulo: Fundação Bienal São Paulo, 1994. 700 BI588sp 22/1994 CG
  • BIENAL INTERNACIONAL DE SÃO PAULO, 22, 1994, São Paulo, SP. Catálogo Geral de Participantes. Curadoria Geral Nelson Aguilar. São Paulo: Fundação Bienal São Paulo, 1994.
  • CADERNO didático-informativo. Brasília: Fundação Athos Bulcão, 1993. 30 p. 
  • CADERNO didático-informativo. Brasília: Fundação Athos Bulcão, 1993. 30 p., s. il. DFfab 1993
  • COTIDIANO/ARTE: O Objeto Anos 60/90. São Paulo: Itaú Cultural, 1999. (Eixo Curatorial 1999). IC 709.049 C844sn
  • COTIDIANO/ARTE: O Objeto Anos 60/90. São Paulo: Itaú Cultural, 1999. (Eixo Curatorial 1999).
  • EM busca da identidade. Apresentação Peter Weiermair; texto Lisette Lagnado; curadoria Peter Weiermair. Bologna: Oehrli, 2001. 174 p. il., color.
  • EM busca da identidade. Bologna: Oehrli, 2001. 174 p., il. color. ISBN 3-905597-29-2. 700.981 E53
  • ESCULTURA carioca. Rio de Janeiro: Paço Imperial, 1994. s.p. RJpi 1994/e
  • ESCULTURA carioca. Texto Ligia Canongia, Fernando Cocchiarale; apresentação Lauro Cavalcanti; tradução Paulo Andrade Lemos; fotografia Beto Felicio, Murillo Meireles, Vicente de Mello. Rio de Janeiro: Paço Imperial, 1994. 
  • GOMES, Fernanda. Fernanda Gomes . Istambul: Fundação Bienal de São Paulo, 1995. s.p. il., figs., fot. Gf633 1995
  • GOMES, Fernanda. Fernanda Gomes . São Paulo: Galeria Luisa Strina, 1994. s.p. il., figs., fot. Gf633f 1994
  • GOMES, Fernanda. Fernanda Gomes. Istambul: Fundação Bienal de São Paulo, 1995. n. p. il., figs., fot.
  • MATERIAL, immaterial. Curadoria Benjamin Genocchio; texto Lisette Lagnado, Anthony Bond. Sydney: Art Gallery of New South Wales, 1994. 63 p. il. 
  • MATERIAL, immaterial. Sydney: Art Gallery of New South Wales, 1994. 63 p. il. ISBN 0-7313-0295-8. 709.81 M425
  • O pequeno infinito e o grande circunscrito. São Paulo: Arco Arte Contemporânea, 1989. , il. p&b. SPbm 1989
  • O PEQUENO infinito e o grande circunscrito. São Paulo: Arco Arte Contemporânea, 1989. il., p. b. 
  • PANORAMA DE ARTE ATUAL BRASILEIRA, 1990, São Paulo, SP. Panorama de Arte Atual Brasileira 1990: papel - desenho, gravura, papel como meio, livro de artista. São Paulo: MAM, 1990. SPpab 1990
  • PANORAMA DE ARTE ATUAL BRASILEIRA, 1990, São Paulo, SP. Panorama de Arte Atual Brasileira 1990: papel - desenho, gravura, papel como meio, livro de artista. São Paulo: MAM, 1990.
  • SALÃO Nacional DE Artes Plásticas, 11. , 1989, Rio de Janeiro, RJ; TELES, Leila Cristina (Coord.). 11º Salão Nacional de Artes Plásticas. Rio de Janeiro: Funarte, 1989. [112] p., il. color. CAT-G RJsnap 11/1989
  • TELES, Leila Cristina (Coord. ). Salão Nacional de Artes Plásticas, 11. Fotografia Sérgio Zalis, Josias Veras, Orlando Azevedo; arte-finalização Guilherme Sarmento. Rio de Janeiro: Funarte, 1989.
  • TEORIA dos valores. Curadoria Márcio Doctors; texto Márcio Doctors, Paulo Herkenhoff; design Campos Gerais, Washington Dias Lessa, Izabel Amorim; versão em inglês Peter Lenny; fotografia Ana Oswaldo Cruz Lehner, Artur Barrio, Daniel Rosen, Denis Farley, Eduardo Giannini Ortega, Paula Pape, Romulo Fialdini, Udo Grabow, Vicente de Mello, Wilton Montenegro, Wit Mckay. São Paulo, 56 p., 1998.
  • TEORIA dos valores. São Paulo: MAM, 1998. 56 p., il. color. CAT-G SPmam 1998/t
  • TRANSPARÊNCIAS. Curadoria Marcus de Lontra Costa, Denise Mattar; apresentação Helena Severo; fotografia Vicente de Mello; versão em inglês Nicola Lopez. Rio de Janeiro: MAM, 1996. 68 lâms. il., p. b.
  • TRANSPARÊNCIAS. Rio de Janeiro: MAM, 1996. 68 lâms., il. p.b. RJmam 1996/tr
  • ______. Fernanda Gomes. São Paulo: Galeria Luisa Strina, 1994. n. p. il., figs., fot.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • FERNANDA Gomes. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa10670/fernanda-gomes>. Acesso em: 08 de Dez. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7