Título da obra: Conversível nº4


Sem Título
,
1984
,
Gastão Manuel Henrique
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Biografia
Gastão Manoel Henrique (Amparo SP 1933). Escultor, professor, pintor, desenhista. Freqüenta o curso de pintura da Escola Nacional de Belas Artes (Enba), no Rio de Janeiro, entre 1955 e 1958. Viaja para a Europa, onde permanece até 1963. De volta ao Brasil, se fixa no Rio de Janeiro. No fim da década de 1960, produz os Objetos Conversíveis, com base em formas geométricas recortadas em madeira, que podem ser manipuladas pelo espectador. Interessa-se pela cenografia e produz palcos e figuras de madeira de pequenas dimensões. Desde esse período, participa de importantes exposições coletivas. Transfere-se para Brasília, em 1968, e passa a lecionar nos Departamentos de Expressão e Representação e de Artes Visuais do Instituto Central de Artes da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Brasília (UnB), onde permanece até 1972. Entre 1976 e 1984, leciona na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV/Parque Lage) e no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ). Recebe a Bolsa Vitae de Artes, na área de artes visuais, com o projeto Escultura, em 1987. É professor do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA/Unicamp), de 1987 a 1996. Na década de 1990, participa da Oficina de Pintura e Escultura no Instituto Cultural Ibero-Americano, em Israel. Em 2005, apresenta um perfil de sua produção, reunindo 50 peças, sendo 30 inéditas, no Paço Imperial, no Rio de Janeiro.
Comentário crítico
Gastão Manuel Henrique, no fim da década de 1960, cria os Objetos Conversíveis, partindo de formas geométricas recortadas em madeira, que, manipuladas pelos observadores constituem novas totalidades formais. Essas obras, de grande leveza, podem ser aproximadas aos Bichos, de Lygia Clark (1920-1988).
No início dos anos 1970, apresenta uma produção relacionada à paisagem do Planalto Central, como em Brasília 72 - n.1, em que as marcas e sinuosidades da madeira sugerem uma chuva que interrompe a linha do horizonte. Sua obra, além das referências à paisagem, volta-se também para a cenografia, recriando palcos, cortinas e figuras recortadas em madeira. Mantendo as analogias com a paisagem e a arquitetura, acrescenta um caráter simbólico a suas obras, tratando os elementos humanos e os objetos de forma concisa e com uma gama cromática restrita.
A partir da metade da década de 1980, volta-se novamente à pintura e às montagens em madeira, em obras que revelam um senso apurado de construção formal e o uso rigoroso da geometria.
Além de sua produção artística, Gastão Manuel Henrique tem importante atividade como professor, do fim da década de 1960 até a década de 1990, lecionando sucessivamente na Universidade de Brasília (UnB), na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV/Parque Lage), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ) e no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA/Unicamp).
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica Rômulo Fialdini
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Fundação Bienal de São Paulo
Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris
Galeria Ibeu Copacabana (Rio de Janeiro, RJ)
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Petite Galerie
Fundação Bienal de São Paulo
Teatro Nacional Cláudio Santoro
Fundação Bienal de São Paulo
Galeria da Collectio
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP)
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Fundação Bienal de São Paulo
Fundação Bienal de São Paulo
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