Título da obra: O Artista e o Mundo Animal


Reprodução fotográfica Eduardo Brandão
Cabeça
,
1996
,
Gustavo Rezende
Reprodução fotográfica Autoria desconhecida
Gustavo Rafanti de Rezende (Passa Vinte, Minas Gerais, 1960). Escultor, desenhista, gravador, artista multimídia, arquiteto, pintor. Estuda arquitetura na Faculdade de Belas Artes de São Paulo entre 1980 e 1984. No mesmo período faz curso de modelo vivo na Pinacoteca do Estado de São Paulo e trabalha no setor de arte-educação da instituição. Em 1989, colabora no Escritório de Arquitetura Toni Follina, em Treviso, Itália. Recebe o Prêmio British Council Fellowship, em 1993, e permanece um ano na Inglaterra com o patrocínio do Conselho Britânico de São Paulo. No ano seguinte faz mestrado no Goldsmith´s College. Desde o fim da década de 1990 é professor de escultura da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em São Paulo. Em 2000 recebe a Bolsa Vitae de Artes e faz doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).
Reprodução fotográfica Eduardo Brandão
Reprodução fotográfica Eduardo Brandão
Registro fotográfico Romulo Fialdini
Reprodução fotográfica Vicente de Mello
Reprodução fotográfica Autoria desconhecida
Reprodução fotográfica Everton Ballardin
Gustavo Rezende - Enciclopédia Itaú Cultural
Para Gustavo Rezende, a obra de arte acontece na relação entre sujeito e objeto, como foi destacado pelo francês Marcel Duchamp. “É como a teoria da perspectiva: é uma coisa que existe. Não tem como negar o aparelho óptico”, compara. O espectador, diz, vivencia uma “revelação” ao entender e descobrir as referências por trás da peça, num processo “proustiano” de uma ideia que leva a outra, em livre associação. “Essa revelação não tem a ver comigo. Não tenho que explicar”, acredita. Cada obra feita por Rezende, seja um mangá ou uma escultura, é constituída da linguagem pela qual o artista optou naquele momento. Uma fotografia com características publicitárias, por exemplo, aparece emoldurada em alumínio, referência às peças de propaganda. Outro interesse do mineiro é em criar novos lugares a partir da ocupação. Assim, a escultura de um homem se arrastando transforma-se em uma bancada, tornando-a um apoio que interage com a criação.
Produção: Documenta Vídeo Brasil
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Carolina Fomin (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)
Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs)
Casa Triângulo
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp)
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Fundação Bienal de São Paulo
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Itaú Cultural
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Itaú Cultural (Campinas, SP)
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Museo de Las Artes de La Universidad de Guadalajara
Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC-Niterói)
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Fundação Bienal de São Paulo
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: