Título da obra: Sem Título


Registro fotográfico Pedro Tebyriça
NBP - Novas Bases para a Personalidade
,
1993
,
Ricardo Basbaum
Ricardo Roclaw Basbaum (São Paulo, São Paulo, 1961). Artista multimídia, professor, curador, crítico. Muda-se para o Rio de Janeiro em 1977 e estuda ciências biológicas entre 1979 e 1982 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1981 forma a Dupla Especializada, em parceria com Alexandre Dacosta (1959). Dois anos mais tarde, cria, com Dacosta e Barrão (1959), o Grupo Seis Mãos. Entre 1985 e 1987, faz o curso de especialização em história da arte na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Faz sua primeira exposição individual em 1988, no Centro Cultural Cândido Mendes (CCCM), Rio de Janeiro. Trabalha como artista residente na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1987, e inicia, em 1989, o projeto NBP - Novas Bases para a Personalidade, realizando experiências com objetos, textos, instalações, diagramas e desenhos. Em 1991, coordena o Núcleo Teórico e o Núcleo Intermídia da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV/Parque Lage). Na mesma época, forma o grupo Visorama, com artistas plásticos cariocas. Em 1994 obtém o título de master of arts in fine arts no Goldsmith's College, University of London, Inglaterra. Conclui mestrado em comunicação e cultura na UFRJ em 1996. Entre 1999 e 2003, coordena a Agora - Agência de Organismos Artísticos. É professor do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Ricardo Basbaum inicia seu trabalho na década de 1980, explorando diversas formas de linguagem em suas obras. Sua produção inclui performances, ações, intervenções, textos, manifestos, objetos e instalações.
Em 1989, Basbaum dá início ao projeto NBP - Novas Bases para a Personalidade, cujo objetivo é estabelecer conexões diretas com o espectador. Nesse trabalho, apresenta as cápsulas de lazer, pequenas estruturas construídas em ferro, tela de arame, espuma, tecido e isopor, pensadas para que os participantes entrem e se deitem, sozinhos ou em duplas, vivenciando assim condições de maior proximidade ou de solidão. A discussão sobre os relacionamentos humanos é enfocada também em uma série de desenhos diagramáticos, apresentados em painéis sobre as paredes do espaço expositivo. Na opinião do crítico de arte Guy Brett, a produção do artista revela influência das obras de Lygia Clark (1920-1988), Lygia Pape (1927-2004) e Hélio Oiticica (1937-1980), por envolver conceitos de sociabilidade, comunidade, isolamento ou atomização social.
Basbaum realiza também livros de artista, derivados de suas propostas, como NBP x Eu-Você, 2000. É organizador da coletânea Arte Contemporânea Brasileira: Texturas, Dicções, Ficções, Estratégias, publicada em 2001, na qual reúne textos de artistas e de críticos que discutem novas tendências artísticas. Entre 1999 e 2003, cria e coordena, no Rio de Janeiro, com outros artistas, a iniciativa independente Agora - Agência de Organismos Artísticos, lançando diversas publicações e promovendo eventos como palestras e mostras de arte contemporânea.
Registro fotográfico Pedro Tebyriça
cortesia do projeto ``Você gostaria de participar de uma experiência artística?
Estação Carioca do Metrô (Rio de Janeiro, RJ)
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)
Galeria Contemporânea
Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU)
Fundação Casa de Rui Barbosa
Escuela Nacional de Artes Plásticas (ENAP)
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
MP2 Arte (Rio de Janeiro, RJ)
Estação Carioca do Metrô (Rio de Janeiro, RJ)
Galeria Sérgio Milliet
Galeria de Arte UFF
Estação Carioca do Metrô (Rio de Janeiro, RJ)
Rio Design Center (Rio de Janeiro, RJ)
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Fundação Bienal de São Paulo
Itaú Cultural
Parque Ferial Juan Carlos I
Itaú Cultural
Shopping JK Iguatemi
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: