Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Nelson de Oliveira

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 26.09.2018
16.08.1966 Brasil / São Paulo / Guaíra
Nelson de Oliveira (Guaíra SP 1966). Romancista, contista, cronista, ensaísta. Muda-se com a família para Barretos, em 1970, e dois anos depois para Bauru. Instalam-se em São Joaquim da Barra, em 1974, onde Nelson completa o curso primário e inicia o secundário. Para concluir o colegial, muda-se para Ribeirão Preto, em 1984. Chega por fim a São ...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Nelson de Oliveira (Guaíra SP 1966). Romancista, contista, cronista, ensaísta. Muda-se com a família para Barretos, em 1970, e dois anos depois para Bauru. Instalam-se em São Joaquim da Barra, em 1974, onde Nelson completa o curso primário e inicia o secundário. Para concluir o colegial, muda-se para Ribeirão Preto, em 1984. Chega por fim a São Paulo, no ano seguinte, para cursar artes plásticas na Universidade Mackenzie. Forma-se em 1988 e desde então trabalha como diretor de arte em diversas editoras. Em 1989, é selecionado, ao final de uma oficina literária ministrada pelo escritor João Silvério Trevisan (1944), para uma bolsa da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, com a qual escreve os contos de Fábulas. O livro recebe o Prêmio Casa de las Américas, é lançado em Cuba, em 1995, e desdobra-se, no Brasil, em quatro diferentes títulos: Os Saltitantes Seres da Lua, 1997; Naquela Época Tínhamos um Gato, 1998; Treze, 1999 e Algum Lugar em Parte Alguma, 2005. Organiza, em 2001, a antologia Geração 90: Manuscritos de Computador, reunindo os principais prosadores brasileiros do final do século XX , lançando com ela o conceito de "geração 90". Desde 2004, usa o pseudônimo Luiz Bras para sua produção de literatura infantil e juvenil.

Debates 2

Abrir módulo

Eventos multiculturais 2

Abrir módulo

Exposições 11

Abrir módulo

Mesas redondas 1

Abrir módulo

Seminários 1

Abrir módulo

Mídias (1)

Abrir módulo
Nelson de Oliveira - Enciclopédia Itaú Cultural
Formado em artes plásticas, o escritor paulista Nelson de Oliveira trabalha como editor de arte e, em suas horas vagas, dedica-se à literatura. Segundo ele, seus textos vêm do cotidiano. “Isso é curioso porque a maioria dos contos e romances que escrevi têm uma ambientação fantástica, sobrenatural”, observa. “Vejo a realidade mais banal, as relações sociais, a forma como as pessoas se comportam no dia a dia de um modo que se aproxima do bizarro.” Num processo intuitivo, a morte e suas múltiplas facetas e o sexo são temas recorrentes de seus textos. Um de seus trabalhos de maior destaque, as duas antologias Geração 90, reúne autores contemporâneos a ele. “Eu as organizei para provocar reações num ambiente que, a meu ver, estava morno. Funcionou: gerou polêmica, discussão e críticas positivas e negativas.” Reações que vão de encontro ao que Oliveira considera a boa literatura, que é a que incomoda as pessoas.

Captação e edição (Libras): Sacisamba
Intérprete: Erika Mota (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: