Título da obra: Antecâmara da Máscara VIII


Reprodução fotográfica arquivo do Artista
Max Schemeling [Série Srpentina]
,
2002
,
Odires Mlászho
Arquivo do artista
Biografia
José Odires Micoski (Mandirituba PR 1960). Artista visual. Em 1983, radica-se em São Paulo. Autodidata, na década de 1990, realiza desenhos sobre ilustrações impressas. A partir de 1996, trabalha com a apropriação de imagens fotográficas retiradas de livros, periódicos e álbuns, nas quais interfere, sobretudo, com colagens e incisões. Nessa época, começa a expor em salões e a produzir mostras individuais, dando visibilidade nacional a sua obra. Em 1997, é premiado no 5º Salão Victor Meirelles, em Florianópolis, com uma série de retratos masculinos em que sobrepõe fotos de olhos recortados de revistas contemporâneas à reproduções de esculturas greco-romanas. Em 1998, recebe o Prêmio Brasília de Artes Visuais do Museu de Arte de Brasília.
Comentário Crítico
Odires Mlászho tem como matéria-prima um vasto repertório de imagens impressas: reproduções de obras de arte, quadrinhos, retratos 3x4, fotos de personalidades, moda e nus, que manipula com recortes, colagens, incisões e raspagens, entre outros procedimentos. Com base na iconografia da história da representação do corpo humano disponível nessas ilustrações, ele reflete sobre o processo de constituição de identidades nas sociedades contemporâneas. Construindo máscaras que aludem a indivíduos fragmentados e vazios, seu trabalho põe em questão a auto-imagem baseada em padrões de beleza, coragem, masculinidade e feminilidade.
Na série Retratos Possuídos, 1998, apresenta sombras masculinas preenchidas com a justaposição de figuras de cavaleiros, guerreiros, reis e armas. Em Cicatrizes para Retratos, 2000, Mlászho intersecciona rostos de homens e mulheres. Na série Butcher, 2004, constrói silhuetas de corpos com pedaços de peles retiradas de revistas de nudez. Nesse conjunto, ao criar bonecos em poses sensuais, mas sem identidade, o artista busca desvendar a lógica de publicações em que a função dos modelos é representar estereótipos de prazer e sex-appel.
Em trabalhos como Cavo um Fóssil Repleto de Anzóis, 1996, e Circunavegação da Íris Bruta, 1998, as intervenções na região dos olhos de retratos masculinos sugerem a noção de que as relações de poder, bem como a história, são determinadas, entre outros fatores, pelo modo como as pessoas vêem e são vistas.
Reprodução fotográfica arquivo do Artista
Arquivo do artista
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