Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Antonio Saggese

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 26.09.2018
19.04.1950 Brasil / São Paulo / São Paulo

Ex-Voto, 1992
Antonio Saggese
Matriz - positivo

Antonio José Saggese (São Paulo, São Paulo, 1950). Fotógrafo. Começa a dedicar-se à fotografia em 1969, um ano antes de ingressar na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP). Formado em 1976, nunca exerce a profissão de arquiteto. Realiza fotografias de arquitetura, urbanismo e de obras de arte. Desde o fim dos...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Antonio José Saggese (São Paulo, São Paulo, 1950). Fotógrafo. Começa a dedicar-se à fotografia em 1969, um ano antes de ingressar na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP). Formado em 1976, nunca exerce a profissão de arquiteto. Realiza fotografias de arquitetura, urbanismo e de obras de arte. Desde o fim dos anos 1970, leciona fotografia em várias instituições de São Paulo, como o Instituto de Arte e Decoração (Iade), o Sesc Pompéia e o Centro de Comunicações e Artes do Senac. Atua como fotógrafo profissional - no campo da moda e da publicidade - a partir dos anos 1980. Em 1983, recebe bolsa do governo italiano e faz estágio de aperfeiçoamento em Milão. Recebe o prêmio de melhor trabalho em cor na 1ª Quadrienal de Fotografia do Museu de Arte Moderna de São Paulo,1985; o de melhor exposição de fotografia da Associação Paulista de Críticos de Arte, 1988; a bolsa Vitae de Fotografia, 1992; o Prêmio Estímulo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, 1994; e, por duas vezes, a bolsa Marc Ferrez da Fundação Nacional de Artes, 1986 e 1995. Em 2005, é publicado pela editora Cosac & Naify livro Antonio Saggesse, com texto de Maurício Lissovsky.

Análise

Antonio Saggese parte de conceitos relacionados à história da fotografia, como sua caracterização como documento, ou registro de um determinado momento. Em suas imagens é constante a presença de fotografias dentro de outras: figuras que olham para o espectador, em um jogo de espelhos. Trabalha freqüentemente com séries como aquelas realizadas em cemitérios, serrarias ou oficinas mecânicas. Nas fotografias dedicadas a lápides de cemitérios, a estranheza provém da apreciação da procissão de rostos envoltos em uma atmosfera grave, apresentando imagens modificadas pela ação do tempo. Também na série de fotos de paredes de serrarias o fotógrafo registra objetos reunidos por pessoas simples, associados a imagens de conteúdo erótico, religioso ou comercial.

Na série Mecânica do Desejo (1988) apresenta fotos eróticas pregadas nas paredes de oficinas mecânicas. Nelas Saggese enfatiza as relações entre a passagem do tempo, o papel perecível da fotografia e sua utilização na construção de um imaginário erótico.

Obras 9

Abrir módulo

Exposições 42

Abrir módulo

Eventos relacionados 3

Abrir módulo

Mídias (1)

Abrir módulo
Antonio Saggese - Enciclopédia Itaú Cultural
O fotógrafo paulistano Antonio Saggese oferece uma experiência sensorial ao público de suas exposições, transcendendo a imagem documental e a técnica para um trabalho que liberta o olhar do espectador. Assim, representações da natureza, de pinturas ou da história da arte tornam-se citações e referências no conteúdo de obras, mas não seu fim. Em grandes formatos, as imagens propõem uma maior intimidade do observador com os temas para que, no corpo a corpo com as reproduções, percebam suas particularidades. “A sociedade industrial normaliza tudo, enquadra tudo. O olhar foi enquadrado”, analisa Saggese. Contrapondo-se a isso, ele avança para além do conhecimento que pode ser apreendido em livros, na internet ou em outras mídias, aguçando a sensibilidade sobre o que é exposto, dando-lhe relevância e sugerindo maior reflexão.

Produção: Documenta Vídeo Brasil
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Erika Mota (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)

Fontes de pesquisa 8

Abrir módulo
  • ANDERÁOS, Ricardo. Morte e erotismo decodificam a linguagem fotográfica. Folha de S. Paulo, São Paulo, 12 jun. 1991.
  • CARBONCINI, Anna (coord.). Coleção Pirelli / MASP de Fotografias: v. 1. Versão em inglês Kevin M. Benson Mundy. São Paulo: Masp, 1991.
  • IMAGENES de Brasil: Coleção Pirelli Masp. Curadoria Fábio Magalhães. São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, [199?].
  • PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens urbanas. São Paulo: Senac, 1996. 347 p., il. p&b color.
  • SAGGESE, Antonio. A sua imagem e semelhança. Curitiba: Fundação Cultural, 1995. [24] p., il., p&b color.
  • SAGGESE, Antonio. Antonio Saggese. São Paulo : Cosac & Naify, 2005.
  • SAGGESE, Antonio. Antonio Saggese. São Paulo: MASP, 1991. [22] p., il. p&b color.
  • SAGGESE, Antonio. Antonio Saggese: fotografias. Texto de Sônia Salzstein Goldberg. Ribeirão Preto: Ribeirão Shopping, 1989.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: