Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Aristides Alves

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 07.03.2017
13.02.1949 Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte

Omolú/Orixás, 1994
Aristides Alves
Matriz-positivo

Aristides Alves da Silva Filho (Belo Horizonte MG 1949). Fotográfo. Estudou biologia e jornalismo, formando-se na primeira disciplina em 1977 e na segunda em 1988, ambas pela Universidade Federal da Bahia, situada em Salvador, onde se radicou em 1972. Desenvolveu intensa atividade cultural no campo da fotografia, como um dos fundadores do grupo ...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Aristides Alves da Silva Filho (Belo Horizonte MG 1949). Fotográfo. Estudou biologia e jornalismo, formando-se na primeira disciplina em 1977 e na segunda em 1988, ambas pela Universidade Federal da Bahia, situada em Salvador, onde se radicou em 1972. Desenvolveu intensa atividade cultural no campo da fotografia, como um dos fundadores do grupo FotoBahia, que produziu as mostras coletivas homônimas anuais realizadas entre 1978 e 1983. Atuou também no campo do fotojornalismo, tendo sido um dos fundadores da primeira agência baiana de fotografia, a ASA, e membro correspondente da agência paulista F4. Dedica-se, hoje, prioritariamente à documentação de caráter antropológico que busca detectar e valorizar a singularidade das tradições culturais e religiosas da Bahia. É autor dos livros Fotografia (1988); Máscaras da Bahia (1992); Orixás (1994); Outros (1995); e Chapada Diamantina (1997).

Obras 10

Abrir módulo

Exposições 18

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo
  • Catálogo Pirelli/Masp.
  • GUERREIRO, Antonio. [Currículo]. Enviado pelo artista em: 1997.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: