Artigo sobre 6ª Mostra da Gravura Cidade de Curitiba

Dora Longo Bahia (São Paulo, São Paulo, 1961). Artista multimídia. A partir de 1984 trabalha com cenografia, ilustração e performance. Conclui em 1987 o curso de licenciatura em educação artística na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), onde é aluna de Nelson Leirner (1932). Nessa época produz trabalhos de gravura em metal com imagens que se referem a heróis de histórias em quadrinhos.
Desde a década de 1990, suas pinturas relatam sua condição urbana ao tratar de temas como violência, sexo e morte. Entre 1992 e 1995, toca baixo na banda Disk-Putas, com a qual, além das apresentações, realiza performances. Participa de exposições no Brasil e em países, como Holanda, Argentina e México. É professora de pintura na Faap de 1994 à 2013 Em 1997 participa da 6ª Bienal de Havana, no Centro de Arte Contemporáneo Wifredo Lam.
Desde 1993 é ilustradora da Folha de S. Paulo.Doutora em poéticas visuais na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), é professora na mesma instituição desde 2013. Resultado de seu pós-doutorado, lança, em 2016, o filme Caso Dora, na Galeria Vermelho, em São Paulo, seu primeiro trabalho no cinema.
Dora Longo Bahia é aluna de Nelson Leirner, de quem herda um olhar crítico em relação ao sistema de arte.
Após a fase em que suas pinturas tratam diretamente da violência presente nas grandes cidades, mostrando pessoas comuns relacionadas a fatos que aparecem diariamente nas páginas do noticiário policial, a artista começa a produzir trabalhos em que utiliza fotos típicas de álbuns de recordação familiares e, posteriormente, paisagens. Na série Imagens Infectadas (1999), um conjunto de serigrafias combinadas com água-forte, ela evidencia a ação do tempo sobre lembranças ao apresentar imagens cotidianas alteradas pela ação de fungos e em estado de deterioração.
Em 2000, na obra Who's Afraid of Red? (Honey Moon), a artista utiliza sua memória pessoal, e transpõe para a pintura uma fotografia de seus pais em lua-de-mel. A imagem adquire um aspecto esbranquiçado, que alude a uma lembrança do passado. A essa pintura são acrescidas marcas, cortes, arranhões, intervenções agressivas de cor vermelha. O título é retirado da obra Who's Afraid of Red, Yellow and Blue III, do pintor norte-americano Barnett Newman, que é rasgada por um visitante quando se encontra exposta.
A artista utiliza várias técnicas - pintura, fotografia, vídeo -, mas se define como uma produtora de imagens. Muitas de suas pinturas são feitas com base em fotografias projetadas em um suporte bidimensional. O uso da figuração é um aspecto importante em sua obra, que chama a atenção para a materialidade e a ação do tempo a que estão destinadas as imagens.
Teatro Estação Madame Satã
Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina_)
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Fundação Bienal de São Paulo
Casa Triângulo
Casa Triângulo
Casa Triângulo
Pulitzer Art Gallery (Amsterdã, Holanda)
Museu Rio Pardense (São José do Rio Pardo, SP)
Galeria Luisa Strina
Pulitzer Art Gallery (Amsterdã, Holanda)
Parque Ferial Juan Carlos I
Instituto de Artes do Pará (Belém, PA)
Instituto de Artes do Pará (Belém, PA)
Fundação Bienal de São Paulo
Fundação Bienal de São Paulo
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