Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Sandra Mendes

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
1947 Brasil / São Paulo / São Paulo
Sandra Mendes (São Paulo 1947). Pìntora, gravadora. Na década de 70, estuda desenho, pintura e gravura no Atelier 74, sob orientação de Antonio Carelli e Evandro Carlos Jardim de quem recebe orientação sobre litogravura; licencia-se em desenho e plástica pela Faap; cursa fotografia com Cláudia Andujar no Masp; e aperfeiçoa-se em pintura e desenh...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Sandra Mendes (São Paulo 1947). Pìntora, gravadora. Na década de 70, estuda desenho, pintura e gravura no Atelier 74, sob orientação de Antonio Carelli e Evandro Carlos Jardim de quem recebe orientação sobre litogravura; licencia-se em desenho e plástica pela Faap; cursa fotografia com Cláudia Andujar no Masp; e aperfeiçoa-se em pintura e desenho com Waldemar Costa. Além da produção artística, atua como professora assistente de Desenho e Gravura na Faculdade de Artes Plásticas de Santos, na Faculdade de Artes Plásticas e Comunicações Farias Brito e como professora titular de Gravura na Faap. Em 1986, passa a residir em Caraguatatuba, onde desenvolve o projeto Arte Litoral Norte, juntamente com A Carelli.

Exposições 3

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 5

Abrir módulo
  • 9 artistas contemporâneos. Caraguatatuba: SETUR, 1987.
  • DA forma e da cor: pintura/cerâmica. Texto João J. Spinelli. São Paulo: Toki Arte Galeria, 1997.
  • MENDES, Sandra. Aquarelas. Apresentação Radhá Abramo; fotografia Gianni D'Angelo. Uberlândia: Galeria Elisabeth Nasser, 1994.
  • PINTURAS: Sandra Mendes e Fábio di Mauro. Comentário Antonio Cabral. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1980.
  • VERDES mares. São Paulo: Sadalla Galeria de Arte, 1989.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: