Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Arnaldo de Melo

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
1960 Brasil / São Paulo / São Paulo
José Arnaldo Fonseca de Melo (São Paulo SP 1960). Pintor, artista gráfico e cenógrafo. Cursa arquitetura na Faculdade de Belas Artes de São Paulo entre 1981 e 1983 e estética na Faculdade de Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP, com o professor Leon Kossovitz, em 1986. No ano seguinte, viaja para Berlim, com bolsa d...

Texto

Abrir módulo

José Arnaldo Fonseca de Melo (São Paulo SP 1960). Pintor, artista gráfico e cenógrafo. Cursa arquitetura na Faculdade de Belas Artes de São Paulo entre 1981 e 1983 e estética na Faculdade de Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP, com o professor Leon Kossovitz, em 1986. No ano seguinte, viaja para Berlim, com bolsa de estudos do Deutscher Akademischer Austauch Dienst - DAAD [Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico], e frequenta a Escola Superior de Artes de Berlim, sob orientação de Karl-Horst Hoedicke, lá permanecendo até 1990. Nesse ano, de volta ao Brasil, realiza workshops com Amilcar de Castro e Antônio Dias, no Centro Cultural São Paulo - CCSP e na Pinacoteca do Estado de São Paulo - Pesp. De 2003 a 2006, estuda arquitetura e urbanismo na Escola da Cidade, em São Paulo, e, em 2007, ingressa no programa de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU/USP, sob orientação de Maria Irene Szmrecsányi.

Exposições 5

Abrir módulo

Performances 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo
  • ART Brasil Berlin. Apresentação de João Carlos Pessoa Fragoso, Anke Martiny, Paulo. Berlin: Berliner Galerien Zeigen Brasilianische Kunst, 1990.
  • SALÃO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS, 3. , 1980, Rio de Janeiro, RJ. 3º Salão Nacional de Artes Plásticas. Rio de Janeiro: Funarte, 1980.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: