Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Literatura

Noemi Jaffe

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 09.12.2017
17.03.1962 Brasil / São Paulo / São Paulo
Noemi Jaffe Cartum (São Paulo, São Paulo, 1962). Escritora, poeta, crítica e professora. Formada em letras, atua como professora de literatura brasileira no ensino fundamental de 1987 a 2008. Em 2001, publica Folha Explica Macunaíma, primeira de suas obras no campo da não ficção, e seu primeiro livro de poemas, a coletânea Todas as Coisas Pequen...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Noemi Jaffe Cartum (São Paulo, São Paulo, 1962). Escritora, poeta, crítica e professora. Formada em letras, atua como professora de literatura brasileira no ensino fundamental de 1987 a 2008. Em 2001, publica Folha Explica Macunaíma, primeira de suas obras no campo da não ficção, e seu primeiro livro de poemas, a coletânea Todas as Coisas Pequenas, é lançado em 2005. A partir de 2006, colabora como resenhista e crítica do caderno Ilustrada, da Folha de S.Paulo, e no jornal Valor Econômico. Doutora-se em letras pela Universidade de São Paulo (USP), em 2007, orientada pelo professor e crítico José Miguel Wisnik (1948), com tese sobre a poesia de Antônio Cícero (1945). Desde 2008, ministra cursos livres de escrita criativa na Casa do Saber, em São Paulo, e torna-se professora do programa de pós-graduação em crítica e teoria literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), em 2009. Seis anos depois da primeira antologia poética, em 2011, lança Quando Nada Está Acontecendo, conjunto de breves poemas em prosa. No ano seguinte, publica O que os Cegos Estão Sonhando?, narrativa sobre o diário de Lili Jaffe, sua mãe, escrito durante seu confinamento no campo de concentração em Auschwitz, Polônia, entre 1944 e 1945, finalista do Prêmio Jabuti, de 2013, na categoria biografia. 

Análise

Noemi Jaffe inicia sua obra com o livro de poemas Todas as Coisas Pequenas, em que narra a exploração da prosa e do verso curto e longo. A sequência de abertura intitula-se “Apocalipse Mínimo” – visão, entre a ironia e a seriedade, da temática da existência ou da inexistência de Deus. Ao propor a ignorância ou a inconsciência do ente divino em relação a si mesma e ao mundo, Noemi transforma Deus em um ser tão atônito quanto os homens, representados nos poemas por autoridades filosóficas como santo Agostinho e Espinosa. Do diálogo entre Deus e o filósofo denota-se a absurdidade de tudo: “Os homens sabem mais do que eu sobre mim? / – Certamente. Você não sabe nada sobre você mesmo”.1 Dessa relação, o sujeito poético aproveita para também inserir-se no conflito acerca da fé e da descrença. 

Também têm destaque o livro Quando Nada Está Acontecendo (2011) e o mais recente, A Verdadeira História do Alfabeto e Alguns Verbetes de um Dicionário (2012). No primeiro, pequenas histórias atravessam alguns gêneros textuais: relato, aforismo, crônica,  anotação e até mesmo questionamentos oraculares, porém sem nunca deixarem de buscar uma sonoridade e um ritmo próprios da poesia, em meio à temática do banal e do cotidiano. No segundo, pela reescritura ficcional da origem do alfabeto, Noemi  explora as sendas da literatura imaginativa, estabelecendo relações entre vasta trama de referências - o filósofo grego Epicuro (341 a.C.-270 a.C.), o compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), o escritor Mário de Andrade (1893-1945) - em um painel em que o lúdico, a criatividade e a história se misturam. 

Nota

1. JAFFE, Noemi. Todas as coisas pequenas. São Paulo: Hedra, 2005. p. 27.

 

Fontes de pesquisa 3

Abrir módulo
  • JAFFE, Noemi. Noemi Jaffe. São Paulo; [s.n.], 12 out. 2013. Entrevista concedida a Danilo Bueno.
  • JAFFE, Noemi. Todas as coisas pequenas. São Paulo: Hedra, 2005.
  • JAFFE, Noemi. [Currículo Lattes]. Site do CNPq - Plataforma Lattes. Brasília, 2013. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/2020492669647456. Acesso em: 8 out. 2013.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: