Título da obra: Olhos sobre a Tela, Extrema MG


Olhos sobre a Tela, Extrema MG
,
1987
,
Penna Prearo
Ariovaldo Carlos Prearo (São Roque, São Paulo, 1949). Fotógrafo. Autodidata, inicia a carreira profissional em 1972, registrando shows musicais e peças de teatro. Desde então, trabalha como autônomo nas áreas de fotografia editorial e de publicidade e se destaca na produção de capas de discos. Colabora com revistas como Placar, Show Bizz, Trip, Caras e Saúde, e com o jornal O Estado de S. Paulo. Entre 1990 e 1993, é responsável pelo estúdio fotográfico do jornal Folha de S. Paulo. Em paralelo, desenvolve ensaios em que agrega à fotografia características da pintura e do teatro, pois trabalha com situações encenadas cujos resultados são imagens borradas e de cores saturadas. Em 1978, expõe no 1º Colóquio Latino-Americano de Fotografia, no México e, no ano seguinte, na 1ª Trienal de Fotografia do Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP, entre outras mostras. Realiza a individual Olho por Olho, com nus femininos mascarados, ou com o rosto oculto, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - MAC/USP, em 1993. Em seguida, desenvolve a série São Todos Filhos de Deus, com fotos de grupos de pessoas portando o retrato de Jesus Cristo na face, como se fossem máscaras. Recebe o prêmio aquisição do J.P. Morgan de Fotografia, em 1999.
No trabalho de Penna Prearo, a fotografia não é somente uma maneira de registrar a aparência das coisas e situações cotidianas, mas uma ferramenta para a criação de cenas fictícias que parodiam a realidade. Suas seqüências lembram fragmentos de narrativas não-lineares e remetem à cultura underground e, por vezes, suburbana da cidade de São Paulo.
O artista produz imagens encenadas em que é comum o mascaramento dos personagens. Confere um aspecto pictórico às fotografias trabalhando com cores saturadas e formas borradas, cujas manchas de luz parecem pinceladas gestuais. As figuras estão quase sempre solitárias e parecem alheias ao seu entorno, como na foto da mulher sentada no chão de um quarto vazio com a silhueta da cidade ao fundo, da série Olhos sobre Tela, 1991/1994.
Em São Todos Filhos de Deus, 1999, ele mostra grupos de pessoas portando o retrato de Jesus Cristo na frente do rosto, como se todos se escondessem por trás da mesma máscara ou crença. As fotos parecem feitas por um amador e registram circunstâncias a princípio triviais: uma família que se refresca numa banheira de plástico no quintal de casa e um time de futebol, por exemplo. No entanto, as imagens são comentários irônicos sobre a padronização de comportamentos, idéias e aspirações.
Registro fotográfico Penna Prearo
Funarte. Galeria de Fotografia (Rio de Janeiro, RJ)
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Akron Art Museum
Meadows Museum
Crocker Art Museum
Museum Het Domein (Sittard, Holanda)
Kunstmuseum in der Alten Post (Mülheim an der Ruhr, Alemanha)
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Saint Paul Plaza Hotel
Espaço de Artes Unicid
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp)
Paço Imperial
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Itaú Cultural
Fundación Telefonica
Fundação Bienal de São Paulo
Shopping JK Iguatemi
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: