Título da obra: Pedestres na Rua Direita (São Paulo, SP) [Triângulo Histórico - São Paulo, SP]


Rua do Seminário com Rua Anhangabaú (São Paulo, SP)
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déc. de 1950
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Hildegard Rosenthal
Hildegard Baum Rosenthal (Zurique, Suíça 1913 - São Paulo, São Paulo, 1990). Fotógrafa. Vive até a adolescência em Frankfurt, Alemanha, onde estuda pedagogia, de 1929 a 1933. Mora em Paris entre 1934 e 1935. De volta a Frankfurt, estuda fotografia com Paul Wolff (1887-1951) - um especialista em câmeras de pequeno formato - e técnicas de laboratório no Instituto Gaedel. Em consequência do regime nazista transfere-se para São Paulo, em 1937. Nesse ano, começa a trabalhar como orientadora de laboratório na empresa de materiais e serviços fotográficos Kosmos. Poucos meses depois, é contratada como fotojornalista pela agência Press Information, e realiza reportagens para periódicos nacionais e internacionais. Nesse período, documenta São Paulo, Rio de Janeiro, o interior paulista e cidades do sul do Brasil, além de retratar diversas personalidades da cena cultural paulistana, como o pintor Lasar Segall (1891 - 1957) e o escritor Guilherme de Almeida (1890 - 1969). Interrompe sua atividade profissional em 1948 com o nascimento da primeira filha. Em 1959, após o falecimento do marido, assume a direção da empresa da família. Suas fotos permanecem pouco conhecidas até 1974, quando o historiador da arte Walter Zanini realiza uma retrospectiva de sua obra no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - MAC/USP. No ano seguinte, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo - MIS/SP é inaugurado com a mostra Memória Paulistana, de Hildegard Rosenthal. Em 1996, o Instituto Moreira Salles adquire mais de 3 mil negativos de sua autoria.
Suas fotos de São Paulo documentam o cotidiano da vida urbana: o fluxo de pessoas nas ruas, o transporte público, a arquitetura, vendedores ambulantes e cidadãos comuns em situações prosaicas. Nas cenas de rua, os flagrantes são sutis: captam o olhar de alguém que percebe estar sendo fotografado ou simplesmente congelam passos. Além de registrar desconhecidos, a fotógrafa trabalha com modelos simulando circunstâncias do dia-a-dia. Em suas fotos, a jovem que lê o jornal é a mesma que, em outra cena, compra flores. Suas imagens têm poucos espaços vazios. O negativo é quase todo preenchido com conteúdos apresentados de maneira equilibrada e clara. Valoriza os meios-tons e os detalhes à sombra, o que demonstra sua intenção de registrar o máximo de informações.
Reprodução Fotográfica Romulo Fialdini/Itaú Cultural
Reprodução Fotográfica Romulo Fialdini/Itaú Cultural
Reprodução Fotográfica Romulo Fialdini/Itaú Cultural
Reprodução Fotográfica Romulo Fialdini/Itaú Cultural
Reprodução Fotográfica Romulo Fialdini/Itaú Cultural
Reprodução Fotográfica Romulo Fialdini/Itaú Cultural
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)
Fundação Bienal de São Paulo
Fundação Bienal de São Paulo
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Galeria Fotóptica
Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina_)
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp)
Instituto Moreira Salles (Higienópolis, São Paulo, SP)
Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP)
Centro Cultural Fiesp
Museu da Imagem e do Som (São Paulo, SP)
Shopping Iguatemi
Instituto Tomie Ohtake
Museu Lasar Segall
Galeria IMS - Unibanco Arteplex (São Paulo, SP)
Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina_)
Fundação Bienal de São Paulo
Shopping JK Iguatemi
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