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Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Glenio Bianchetti

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 29.03.2021
15.01.1928 Brasil / Rio Grande do Sul / Bagé
18.02.2014

O Jornaleiro, 1959
Glenio Bianchetti
Linoleogravura
31,00 cm x 43,30 cm

Glênio Alves Branco Bianchetti (Bagé, Rio Grande do Sul, 1928). Gravador, pintor, ilustrador, tapeceiro, professor e desenhista. Inicia estudos artísticos em Bagé, na década de 1940, junto com Glauco Rodrigues (1929-2004), sob orientação de José Moraes (1921-2003). Em 1949, ingressa no Instituto de Belas Artes de Porto Alegre. Funda, em 1951, ao...

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Biografia

Glênio Alves Branco Bianchetti (Bagé, Rio Grande do Sul, 1928). Gravador, pintor, ilustrador, tapeceiro, professor e desenhista. Inicia estudos artísticos em Bagé, na década de 1940, junto com Glauco Rodrigues (1929-2004), sob orientação de José Moraes (1921-2003). Em 1949, ingressa no Instituto de Belas Artes de Porto Alegre. Funda, em 1951, ao lado de Glauco Rodrigues e Danúbio Gonçalves (1925), o Clube de Gravura de Bagé, posteriormente incorporado ao Clube de Gravura de Porto Alegre, grupo que realiza uma produção artística de caráter social, do qual participam também Carlos Scliar (1920-2001) e Vasco Prado (1914-1998). Na década de 1950, Bianchetti produz xilografia e linoleogravura com temas relacionados ao trabalho e aos costumes regionais. A partir dos anos 1960, trabalha principalmente com pintura, litografia e gravura em metal. Em 1962, leciona desenho e pintura na recém-inaugurada Universidade de Brasília - UnB, na qual permanece até 1965, quando é afastado pelo regime militar. No início da década de 1970, colabora na criação do Museu de Arte de Brasília e participa de projetos voltados ao ensino artístico. Em 1988, é reintegrado à UnB. Entre 1996 e 1997, é organizada mostra retrospectiva do Grupo de Bagé com exposições em várias capitais. É homenageado com a retrospectiva dos seus 50 anos de carreira, em 1999, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Em 2004 é publicado livro Glenio Bianchetti, de autoria de José Paulo Bertoni.

Análise

Glênio Bianchetti inicia sua trajetória na década de 1940, integrando o Grupo de Bagé. Em 1947, vai para Porto Alegre, onde estuda no Instituto de Belas Artes. Participa da fundação do Clube de Gravura de Porto Alegre, grupo que realiza uma produção artística de caráter social, tratando da realidade das classes mais pobres, do trabalho e dos costumes regionais. A produção de Bianchetti, na década de 1950, é realizada principalmente em xilografia e linoleogravura, e mostra operários em olarias ou meninos brincando, geralmente em espaços abertos. Destaca-se a qualidade do desenho e o uso apurado dos contrastes entre claro e escuro, sem gradações intermediárias, como ocorre em Sempre Vivas (1952) ou em Mulher Costurando (1957), na qual nota-se a influência do expressionismo.

A partir da década de 1960, o artista trabalha principalmente com pintura e, no campo da gravura, com litografia e gravura em metal. Na pintura, os temas principais de Bianchetti são a figura humana, a natureza-morta e a paisagem. No quadro Paisagem de Bagé (1949), emprega grande simplificação formal, uma pincelada gestual e uma gama cromática que confere à obra certo caráter dramático. Seus quadros revelam a admiração pelo cubismo e interesse pela abstração. A partir da década de 1970, o artista utiliza os grafismos ao lado das manchas de cor, em obras de cores muito contrastantes, como em Moça Lendo (1973).

Obras 14

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Reprodução fotográfica Cristiano Pereira

2 Moças

Acrílico sobre fundo sólido
Reprodução fotográfica Cristiano Pereira

Barcos

Acrílico sobre fundo sólido
Reprodução fotográfica Cristiano Pereira

Casal na Praia

Acrílico sobre fundo sólido

Espetáculos 1

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Exposições 208

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Feiras de arte 1

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Fontes de pesquisa 33

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  • AMARAL, Aracy. Arte para quê? : a preocupação social na Arte brasileira 1930-1970: subsídio para uma história social da Arte no Brasil. 3. ed. São Paulo: Itaú Cultural : Studio Nobel, 2003. 435 p.
  • AMARAL, Aracy. Arte para quê? : a preocupação social na Arte brasileira 1930-1970: subsídio para uma história social da Arte no Brasil. 3. ed. São Paulo: Itaú Cultural : Studio Nobel, 2003. 435 p. IC 709.8104 A485as 3. ed.
  • ARTE no Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
  • ARTE no Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 1979. 709.81 A163ar v.1
  • BERTONI, José Paulo. Glenio Bianchetti. Texto Ferreira Gullar. Brasília: Bertoni, 2004. 157 p., il. p&b. color.
  • BERTONI, José Paulo. Glenio Bianchetti. Texto Ferreira Gullar; fotografia Cristiano Sérgio Pereira. Brasília: Bertoni, 2004. 157 p., il. p&b. color. ISBN 85-904754-1-7. LIV-G 759.98165 B577b
  • BIANCHETTI, Glênio, BIANCHETTI, Ailema de Bem (Coord. ). 50 anos de arte. Texto Gerd Bornheim, Olívio Tavares de Araújo; curadoria e texto Gisela Magalhães. Brasília: Ministerio de Relações Exteriores, 1999.
  • BIANCHETTI, Glênio. Bianchetti: pintura. Texto Antonio Bento, Joaquim Cardozo. São Paulo: MAM, 1970. [10] p., il. p&b.
  • BIANCHETTI, Glênio. Bianchetti: pintura. Texto Antonio Bento, Joaquim Cardozo. São Paulo: MAM, 1970. [10] p., il. p&b. B577b 1970
  • BIANCHETTI, Glênio; BIANCHETTI, Ailema de Bem (Coord.). 50 anos de arte. Texto Gerd Bornheim, Olívio Tavares de Araújo; curadoria e texto Gisela Magalhães; fotografia Luiz Carlos Felizardo; projeto gráfico Ailema de Bem Bianchetti; fotografia Cristiano Sérgio Pereira. Brasília: Ministerio de Relaciones Exteriores, 1999. [80] p., il p&b., color. CAT-G B577c 1999
  • BIENAL INTERNACIONAL DE SÃO PAULO, 18., 1985, São Paulo, SP. Expressionismo no Brasil: heranças e afinidades. São Paulo: Fundação Bienal, 1985.
  • D'ÁVILA, Vera (Org.). Mercocidades: artes visuais - 2000. Apresentação Charles Kiefer; versão em espanhol Maria Izabel de la Puerta Chitão. Porto Alegre: Prefeitura Municipal, 2000.
  • D'ÁVILA, Vera (Org.). Mercocidades: artes visuais - 2000. Apresentação Charles Kiefer; versão em espanhol Maria Izabel de la Puerta Chitão. Porto Alegre: Prefeitura Municipal, 2000. 140 p., il. p&b color. CAT-G RSpm-pa 2000/m
  • DICIONÁRIO brasileiro de artistas plásticos. Organização Carlos Cavalcanti e Walmir Ayala. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1973-1980. 4v. (Dicionários especializados, 5).
  • DICIONÁRIO brasileiro de artistas plásticos. Organização Carlos Cavalcanti e Walmir Ayala. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1973-1980. 4v. (Dicionários especializados, 5). R703.0981 C376d v.1 pt. 1
  • EXPRESSIONISMO no Brasil: heranças e afinidades. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1985. 128 p., il. p&b., color. SPfb 1985
  • FIGUEIREDO, Aline. Artes plásticas no Centro-Oeste. Cuiabá: UFMT/MACP, 1979.
  • FIGUEIREDO, Aline. Artes plásticas no Centro-Oeste. Cuiabá: UFMT/MACP, 1979. 709.8104 F475a
  • GRAVURA: arte brasileira do século XX. São Paulo: Itaú Cultural: Cosac & Naify, 2000.
  • GRAVURA: arte brasileira do século XX. São Paulo: Itaú Cultural: Cosac & Naify, 2000. IC 769 G777
  • GULLAR, Ferreira (et. al). 150 anos de pintura no Brasil: 1820-1970. Rio de Janeiro: Colorama, 1989. R703.0981 P818d
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988. R759.981 L533d
  • MOSTRA RIO GRAVURA, 1999, Rio de Janeiro. Mostra Rio Gravura: catálogo geral dos eventos. Tradução Stephen Berg. Rio de Janeiro: Prefeitura Municipal, 1999.
  • MOSTRA RIO GRAVURA, 1999, Rio de Janeiro. Mostra Rio Gravura: catálogo geral dos eventos. Tradução Stephen Berg. Rio de Janeiro: Prefeitura Municipal, 1999. CAT-G RJp 2000/m
  • PONTUAL, Roberto. Arte/ Brasil/ hoje: 50 anos depois. São Paulo: Collectio, 1973.
  • PONTUAL, Roberto. Arte/ Brasil/ hoje: 50 anos depois. São Paulo: Collectio, 1973. 709.8104 P818a
  • PONTUAL, Roberto. Entre dois séculos: arte brasileira do século XX na coleção Gilberto Chateaubriand. Rio de Janeiro: Edições Jornal do Brasil, 1987.
  • PONTUAL, Roberto. Entre dois séculos: arte brasileira do século XX na coleção Gilberto Chateaubriand. Rio de Janeiro: Edições Jornal do Brasil, 1987. 709.8104 Cg492pr
  • POÉTICA da resistência: aspectos da gravura brasileira. Curadoria Armando Mattos, Denise Mattar, Marcus de Lontra Costa. Rio de Janeiro: MAM, 1994.
  • POÉTICA da resistência: aspectos da gravura brasileira. Curadoria Armando Mattos, Denise Mattar, Marcus de Lontra Costa. Rio de Janeiro: MAM, 1994. CAT-G RJmam 1994/p
  • PROJETO "Caixa Resgatando a Memória". Texto Marilene Burlet Pieta, Paulo Gomes, Susana Gastal; apresentação Marisa Veeck; design gráfico Mário Röhnelt; versão em inglês Brigitta Struck; versão em espanhol Eva Maria Fayos Garcia; apresentação Sérgio Cutuolo dos Santos. Porto Alegre: Caixa Econômica Federal, 1998. 163 p., il. color. 700.98165 P964
  • PROJETO Caixa Resgatando a Memória. Texto Marilene Burlet Pieta, Paulo Gomes, Susana Gastal; apresentação Marisa Veeck; design gráfico Mário Röhnelt; versão em inglês Brigitta Struck; versão em espanhol Eva Maria Fayos Garcia; apresentação Sérgio Cutuolo dos Santos. Porto Alegre: Caixa Econômica Federal, 1998.

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