Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Gustavo Magalhães

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
15.02.1977 Brasil / Distrito Federal / Brasília
Registro fotográfico Marcelo Feijó

Portal 2, 2000
Gustavo Magalhães
Instalação - acrilon, plástico, pluma sintética e fécula

Gustavo de Oliveira Magalhães (Brasília  DF  1977) atualmente cursa artes plásticas pela UnB, Brasília, e economia no Centro de Ensino Unificado de Brasília, Ceub, Brasília. Sua poética pessoal começa a se definir com a série (que se constitui em um livro-objeto) de desenhos em branco sobre branco, nos quais faz incisões e rasgos a seguir costur...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Gustavo de Oliveira Magalhães (Brasília  DF  1977) atualmente cursa artes plásticas pela UnB, Brasília, e economia no Centro de Ensino Unificado de Brasília, Ceub, Brasília. Sua poética pessoal começa a se definir com a série (que se constitui em um livro-objeto) de desenhos em branco sobre branco, nos quais faz incisões e rasgos a seguir costurados ou cerzidos. Em 2000, passa a trabalhar em sua primeira instalação, que retoma o ato de desfazer e refazer seus desenhos, em que a repetição é o dado estrutural. Interessa-se pela abordagem psicanalítica da perda, da morte e da própria repetição como condição do humano. Seus últimos trabalhos giram em torno da idéia dos portais, que toma de textos bíblicos, mas que são reproduzidos como almofadas moles (em algo que lembra os móveis e objetos moles de Claes Oldenburg).

Obras 1

Abrir módulo
Registro fotográfico Marcelo Feijó

Portal 2

Instalação - acrilon, plástico, pluma sintética e fécula

Exposições 10

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: