Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Aprígio

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 21.03.2017
24.10.1954 Brasil / Pernambuco / Recife
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Sem Título
Aprígio
Técnica-mista sobre tela, c.s.e.
80,00 cm x 100,00 cm

Ricardo Aprígio Fonseca Ferreira (Recife PE 1954). Pintor, desenhista, gravador. Estuda desenho e pintura com Rubens Sacramento, Noêmia Victor e Vera Victor, entre 1964 e 1967, em Olinda, Pernambuco. Freqüenta o curso de comunicação visual da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), entre 1974 e 1977. No começo da década de 1980, cursa litogra...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Ricardo Aprígio Fonseca Ferreira (Recife PE 1954). Pintor, desenhista, gravador. Estuda desenho e pintura com Rubens Sacramento, Noêmia Victor e Vera Victor, entre 1964 e 1967, em Olinda, Pernambuco. Freqüenta o curso de comunicação visual da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), entre 1974 e 1977. No começo da década de 1980, cursa litogravura na Escola de Belas Artes de San Fernando, em Madri, Espanha, com orientação do professor Dimitri Papagueorguiu. Depois freqüenta a Oficina Guaianases de Gravura, em Olinda. Inicialmente, Aprígio dedica-se à pintura, voltada a temas da cultura regional, como o carnaval pernambucano, a cerâmica popular ou o lendário personagem Papafigo. No fim da década de 1970, residindo em São Paulo, realiza com seu irmão Frederico (1956) uma série de gravuras retiradas de inscrições presentes nas calçadas de Olinda, e publica-as em livro em 1987. O tema torna-se constante na obra do artista, que passa a realizar também colagens, agregando objetos à sua produção. Em 1998, a prefeitura de Olinda adquire os desenhos de Aprígio e Frederico da série Das Calçadas de Olinda e os reproduz em mosaicos nas ruas da cidade. A invasão holandesa no Nordeste brasileiro, no século XVII, é evocada pelos artistas na criação dos desenhos e pinturas do projeto Olanda, Olenda e Olinda, em 1999.

Análise

Em sua produção, Aprígio trabalha com elementos urbanos. Na série Das Calçadas de Olinda (1978), desenvolvida com seu irmão, Frederico (1956), recria em monotipias os desenhos e grafismos dos muros e calçadas de Olinda. A textura do cimento transportada para o papel oferece um efeito de fragmentação granulada, aproximando-se formalmente de uma extensa superfície topográfica. Já em Pátio (1990), realiza colagens com materiais diversos, como pó de mármore, borracha, asfalto, barro e cimento sobre papel de seda ou madeira, simulando lajotas.

Algumas de suas pinturas da década de 1980 se aproximam de verdadeiras projeções tridimensionais, nas quais as formas volumétricas são associadas a outras, irregulares e sensuais. Mais recentemente, Aprígio realiza composições em que agrega objetos encontrados ao acaso. Na opinião da historiadora da arte Maria Cecília França Lourenço, sua arte revitaliza e torna visível um universo de objetos já rotinizado em nosso cotidiano, acrescendo-lhe outros significados, como em A Árvore de Tomas (1992).

Entre 1993 e 1998, o artista desenvolve com Frederico um projeto denominado Olanda, Olenda, Olinda, constituído por uma série de desenhos e pinturas inspirada na livre interpretação de fontes documentais e iconográficas acerca da invasão holandesa no nordeste brasileiro.

Obras 11

Abrir módulo
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Inscrições

Óleo e relevo sobre tela

Exposições 119

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 34

Abrir módulo
  • ANA CLAUDIA ROSO GALERIA DE ARTE. Olanda, Olenda, Olinda : catálogo. São Paulo 2000. Não catalogado
  • APRIGIO e Frederico: pinturas. Recife: Centro Cultural Adalgisa Falcao, 1990. , il. color. PEccaf 1990
  • APRÍGIO e Frederico. Disponível em: . Acesso em: 27 de agosto de 2001. Não catalogado
  • APRÍGIO e Frederico: pinturas. Recife: Centro Cultural Adalgisa Falcão, 1990.
  • APRÍGIO. APRÍGIO . São Paulo: Paulo Prado Galeria de Arte, 1985. il. color., foto p.b. A654 1985
  • APRÍGIO. APRÍGIO : visitas ao papafigo, pinturas. São Paulo: Tema Arte Contemporânea, 1987. il. color., foto p.b. A654 1987
  • APRÍGIO. Aprígio. São Paulo: Galeria Paulo Prado, 1985.
  • APRÍGIO. Aprígio. São Paulo: Galeria Paulo Prado, 1989.
  • APRÍGIO. Aprígio: visitas ao papafigo, pinturas. São Paulo: Galeria Tema Arte Contemporânea, 1987.
  • Aprígio e Frederico. Disponível em : www. geocities. com/soho/study/6873 . Acesso em : 27 de ago. de 2001.
  • Aprígio. Aprígio . São PAULO: PAULO PRADO GALERIA de Arte, 1989. il. color., foto p.b. A654 1989
  • Aprígio. Disponível em : www. art-bonobo. com/artes/aprigiofonseca. htm . Acesso em : 27 de ago. de 2001.
  • Aprígio. Disponível em: . Acesso em: 27 de agosto de 2001. Não catalogado
  • Aprígio. Pinturas. São Paulo: Mônica Filgueiras Galeria de Arte, 1992. [12p.]: il. color. A654 1992
  • CENTRO CULTURAL ADALGISA FALCÃO. Aprígio e Frederico: pinturas : catálogo. Apresentação de Ariano Suassuna. Recife, 1989.
  • CENTRO CULTURAL ADALGISA FALCÃO. Aprígio e Frederico: pinturas : catálogo. Recife, 1989. Não catalogado
  • DAS CALÇADAS de OLINDA: Aprígio e Frederico. [s.n.], 1987. 72 p., il. p&b. PEa
  • Das Calçadas de Olinda: catálogo. Olinda, 1987.
  • ESPAÇO CULTURAL CÁSPER LÍBERO. Extremos : catálogo. Aprigio, Britto Velho, Dina Oliveira e Leonel Mattos. São Paulo, 1987.
  • EXPOSIÇÃO itinerante dos artistas Aprígio e Frederico Fonseca. Disponível em: . Acesso em: 20 de fev. 2005. Não catalogado
  • EXPOSIÇÃO itinerante dos artistas Aprígio e Frederico Fonseca. Disponível em: http://www.arte-mail.com.br/expo_APRÍGIO_fred_txt.htm. Acesso em: 20 de fev. 2005.
  • Extremos: Aprigio, Britto Velho, Dina Oliveira e Leonel Mattos. São Paulo: ESPAÇO CULTURAL CÁSPER LÍBERO, 1987. 44 p., il. color., fot. SPextremos 1987
  • GALERIA PAULO PRADO. Aprígio : catálogo. São Paulo, 1989.
  • GALERIA VICENTE DO REGO MONTEIRO. Pátio (Aprígio e Frederico) : catálogo. Recife, 1991.
  • LOUREIRO, Maria Cecília França. Uma luta entre Kronos e Kourós. In: Aprígio. Pinturas. São Paulo: Mônica Filgueiras Galeria de Arte, 1992. n.p.
  • MOSTRA do acervo. São Paulo: Sudameris Galleria, 1996. p.23. SPsuda 1996/m
  • MUSEU DE ARTE MODERNA ALOÍSIO MAGALHÃES. Tejupares : catálogo. Recife, 1998. Não catalogado
  • PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Vírgula 7 : catálogo. São Paulo, 1996. Não catalogado
  • PÁTIO: Aprígio e Frederico: pinturas. Recife: Galeria Vicente do Rego Monteiro, 1991.
  • Pátio: Aprigio e Frederico. Projeto gráfico Alberto Lefèvre. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 1991. [24 p.], il. color. PEa
  • TEJUPARES. Recife: Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, 1998.
  • TEMA ARTE CONTEMPORÂNEA. Aprígio : visitas ao papafigo, pinturas : catálogo. São Paulo, 1987.
  • VÍRGULA 7. Paris: Espaço Cultural Jorge Amado, 1997 , il. BRvir 1997
  • VÍRGULA 7. Tradução Berenice Malta, Kiyomi Muramoto, Maria Selma V. Cavalcanti, Mustafa Yazbek. Paris: Espaço Cultural Jorge Amado, 1997. , il.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: