Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Dacruz

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
1957 Brasil / Goiás / Água Limpa
Carlos César Cruz (Água Limpa GO 1957). Pintor. Monta em Goiânia, com Gomes de Souza,  um estúdio de pintura. Na década de 1970 participa de diversas coletivas e salões, como o 3º Caixego, em 1976, onde recebe o prêmio aquisição. Nesse ano recebe outro prêmio aquisição no 1º Salão Empresarial de Artes Plásticas de Goiás. Expõe com Antonio Poteir...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Carlos César Cruz (Água Limpa GO 1957). Pintor. Monta em Goiânia, com Gomes de Souza,  um estúdio de pintura. Na década de 1970 participa de diversas coletivas e salões, como o 3º Caixego, em 1976, onde recebe o prêmio aquisição. Nesse ano recebe outro prêmio aquisição no 1º Salão Empresarial de Artes Plásticas de Goiás. Expõe com Antonio Poteiro e Gomes de Souza na Galeria Gelli, no Rio de Janeiro, em 1977. Realiza ilustrações para o livro Tema II - Astronave do sonho, de Eduardo Jordão. É professor de desenho e pintura entre 1980 e 1985 e dá aulas de criação e desenho no Centro Municipal de Cultura do Museu de Artes, em Goiânia.

Exposições 6

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 7

Abrir módulo
  • ARTISTAS goianos: pinturas. Brasília, Salão de Exposição do Banco Central, 1984.
  • CARLOS Dacruz: almografia. Goiânia: Multiarte Galeria, 1989.
  • FIGUEIREDO, Aline. Artes Plásticas no Centro-Oeste. Apresentação Aline Figueiredo. Cuiabá: UFMT/MACP, 1979. 360 p., il. color.
  • MENEZES, Amaury. Da caverna ao museu: dicionário de artes plásticas em Goiás. Goiânia: Fundação Cultural Pedro Ludovico Teixeira, 1998.
  • MENEZES, Amaury. Da caverna ao museu: dicionário de artes plásticas em Goiás. Goiânia: Fundação Cultural Pedro Ludovico Teixeira, 1998. R708.98173 M543a ex.2
  • MOSTRA 16 Maneiras de Pintar em Goiás. Brasília: Época Galeria de Arte, 1986.
  • SILVEIRA, Px; MACHADO, Betúlia. Arte hoje - o processo em Goiás visto por dentro. Px Silveira e Betúlia Machado. Maria José Silveira; Filipe José Lindoso e Marcio Souza. Rio de Janeiro, Marco Zero. (Coleção Multiarte).

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: