Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Anna Maria Badaró

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 31.03.2017
29.10.1945 Brasil / Minas Gerais / Itamogi
Reprodução Fotográfica Anna Maria Badaró

Quermesse, 2001
Anna Maria Badaró
Técnica mista
120,00 cm x 100,00 cm

Anna Maria Vasco da Costa Badaró (Itamogi MG 1945). Pintora, ilustradora, escritora, jornalista, professora. Cursa pintura com Esther de Abreu em Batatais, em 1953. Muda-se para Campinas em 1964, onde faz curso superior de pedagogia, pós-graduação em orientação educacional e mestrado em administração escolar, na PUC/Campinas. Ainda em 1964, faz ...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Anna Maria Vasco da Costa Badaró (Itamogi MG 1945). Pintora, ilustradora, escritora, jornalista, professora. Cursa pintura com Esther de Abreu em Batatais, em 1953. Muda-se para Campinas em 1964, onde faz curso superior de pedagogia, pós-graduação em orientação educacional e mestrado em administração escolar, na PUC/Campinas. Ainda em 1964, faz curso de desenho e teoria da arte com J. Toledo. Freqüenta, em 1972, o curso de filosofia da PUC/Campinas. Em 1979 cursa desenho, pintura e escultura com Álvaro de Bautista, no Instituto de Artes da Unicamp. Faz o curso Lado Direito do Cérebro e o Desenvolvimento Artístico, em 1983, com Roberto Weinmann. Em 1984 cursa guache, aquarela e óleo com o artista plástico Egas Francisco. Entre 1984 e 1985 desenvolve o projeto de pesquisa Linguagem Mágica: Diferentes Leituras de um Mito, em que a pintura é realizada em papel e tela com tinta não apropriada para as artes plásticas. Em 1985, inicia o projeto Interpretação Plástica dos Poemas de Fernando Pessoa junto ao poeta, filósofo e escritor Régis de Morais. No mesmo ano, participa do El Anuário latino-americano de Las Artes Plásticas em Buenos Aires (Argentina) e ilustra livro de Régis de Morais. Em 1986 é responsável pela elaboração do livro Artistas Contemporâneos de Campinas, e também pela Exposição Itinerante do Campinas Arte Hoje em indústrias e empresas da cidade. Além de artista plástica, desempenha intensamente atividades como as de escritora, jornalista e professora na região de Campinas, onde vive.

Obras 10

Abrir módulo
Reprodução Fotográfica Anna Maria Badaró

Entardecer

Técnica mista

Exposições 76

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 4

Abrir módulo
  • ANNA Maria Badaró: linguagem mágica: diferentes leituras de um mito. Apresentação de Egas Francisco et al. Campinas: Galeria de Arte Unicamp, 1986.
  • Badaró, ANNA Maria. linguagem mágica : diferentes leituras de um mito. Campinas: Galeria de Arte Unicamp/IA, 1986. 12 lâms., il. p&b. color. B132 1986
  • COLÔMBIA E Brasil: um poema a cores. Apresentação de Hernán Rojas Calvo, Waldomiro de Deus e Alberto. Brasília: Embaixada da República da Colômbia, 1987.
  • COLÔMBIA e Brasil, um poema a cores: mostra de pintura. Brasília: Embaixada da República da COLÔMBIA, 1987. , il. p&b. COLc 1987

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: