Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Luiz Monforte

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
12.04.1949 Brasil / São Paulo / Santos

Série Janela Janeleiro, 1980
Luiz Monforte
Impressão marrom van dyck sobre tecido (linho selvagem), impressão por contato, negativo proveniente de cromo 35mm com adição de gaze

Luiz Guimarães Monforte (Santos SP 1949). Fotógrafo, desenhista, artista visual e designer gráfico. Bacharel em jornalismo e publicidade e propaganda pela Faculdade de Comunicação de Santos da Universidade Católica de Santos - Unisantos. Dedica-se à carreira acadêmica, trabalhando como professor da Faculdade de Artes Plásticas e Desenho Industri...

Texto

Abrir módulo

Biografia
Luiz Guimarães Monforte (Santos SP 1949). Fotógrafo, desenhista, artista visual e designer gráfico. Bacharel em jornalismo e publicidade e propaganda pela Faculdade de Comunicação de Santos da Universidade Católica de Santos - Unisantos. Dedica-se à carreira acadêmica, trabalhando como professor da Faculdade de Artes Plásticas e Desenho Industrial da Universidade Santa Cecília - Uniceb, entre 1974 e 1979; da Faculdade Anhembi/Morumbi de São Paulo e da Faculdade de Comunicação da UFES, em Vitória, entre 1987 e 1988; da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações - Campus de Bauru e do Instituto de Artes da Unesp - Campus São Paulo, ambos da Unesp, entre 1988 e 1997. A partir de fins dos anos sessenta, teve também intensa atividade como artista plástico e curador de mostras voltadas para a recuperação de processos pioneiros e a exploração das novas tecnologias. Em 1981, obtém mestrado em artes e ciências fotográficas pela School Photographic Arts and Sciences do Rochester Institute of Technology, onde estuda com Bea Nettles e Charles Arnold. É autor do livro Fotografia Pensante editado pela Editora Senac, em 1997. Defende a tese de doutorado Fotografia pensante ou fazendo a luz das lanternas percorrer as paredes e os tetos de Olduvai, Tanganica: um estudo em torno da expressão alegórica, pela FAU/USP, com orientação de Décio Pignatari, em 1999.

Obras 20

Abrir módulo
Reprodução Fotográfica Luiz Monforte

Ingá

Diapositivo 35mm, impressão direta sem internegativo

Exposições 34

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 4

Abrir módulo
  • BRIL, Stefania. Fotógrafos que 'fazem' as imagens. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 18 jun. 1982. p. 17.
  • CARBONCINI, Anna (Coord.). Coleção Pirelli/ MASP de Fotografias: v. 8. Versão em inglês Kevin M. Benson Mundy. São Paulo: MASP, 1998.
  • MACHADO, Arlindo. O mito e a desintegração da imagem. Folha de S. Paulo, São Paulo, 1983. Ilustrada.
  • MONFORTE, Luiz. Conta Gilgamesh. Texto Frederico Lucena de Menezes; design Cinthia Corrêa da Costa Machado. São Paulo : MIS, 1984. folha dobrada il. color.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: