Título da obra: Fotografando os Alpes


Reprodução Fotográfica Marco Paulo Rolla
Cravo
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1996
,
Marco Paulo Rolla
Reprodução Fotográfica Marco Paulo Rolla
Marco Paulo Ribeiro Rolla (São Domingos do Prata, Minas Gerais, 1967). Pintor, desenhista, artista performático. Em 1990, forma-se na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, no mesmo ano participa do Panorama de Arte Atual Brasileira, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), e realiza a mostra individual de desenhos em técnica mista, Construções Fatais, no Palácio das Artes de Belo Horizonte. Expõe novamente no Panorama e também no 12º Salão Nacional de Artes Plásticas, organizado pela Fundação Nacional de Arte (Funarte), no Rio de Janeiro, em 1993. Em 1989 e 1994, recebe o prêmio aquisição do Salão Nacional de Artes Plásticas. Recebe bolsa da Fundação Vitae e apoio do Ministério da Cultura (MinC), faz residência na Rijksakademie van Beeldende Kunsten, Amsterdã, de 1998 a 1999, onde Rolla realiza as performances Comfortables e Objects of Desire. Diversifica a técnica de sua produção, como mostra, em 2000, na exposição E da Volúpia do Desejo à Simplicidade da Morte. No ano seguinte, participa da criação e torna-se coordenador do Centro de Experimentação e Informação de Arte (Ceia), onde produz, em 2003, a performance Banquete. Realiza exposições individuais e coletivas, tanto no Brasil quanto no exterior. Apresenta a performance O Visível e o Invisível na feira de arte Arco 08, em Madri, em 2008.
Nos trabalhos de Marco Paulo Rolla, o desejo é indissociável da pulsão de morte e os extremos - prazer e dor, bem e mal - estão sempre juntos, como nota o crítico Tadeu Chiarelli.¹ Em pinturas dos anos 1990, encontram-se objetos de desejo, como eletrodomésticos e comidas, joias, vestidos e tecidos suntuosos, em situações de violento desequilíbrio, seja com pessoas gritando e brigando ao redor, seja flutuando ou cobertas de véus pretos e presas em redemoinhos. A tinta é acrílica e a nitidez que talvez antes existisse se dissolve em uma inquietante instabilidade líquida. O crítico Agnaldo Farias ressalta que as telas ativam a memória de tempos de harmonia que foram bruscamente interrompidos.²
Nos objetos, o mesmo conflito se mostra. As figuras elegantes de porcelana holandesa, da série Oracles, 1999, estão quebradas e, dentro delas, há pedaços do que seria o esqueleto daquelas personagens. Em um diálogo com a história da pintura holandesa - as grandes naturezas-mortas -, na série Vanitas, 2003, há carnes e verduras cruas feitas de porcelana, material inusitado para tais representações.
As performances lidam com a mesma temática. Segundo Rolla, as possibilidades expressivas da performance são muito maiores do que as de outras artes e são mais adequadas à crítica do mundo capitalista das novas tecnologias, pois trazem de volta a memória do corpo.³ Em Banquete, uma autêntica refeição servida ao público e a alguns performers, a volúpia está presente nos corpos nus e nos alimentos, e a morte, nos pães em forma de braços e pernas humanos e na galinha viva, sacrificada e devorada crua. Em Comfortables, móveis como camas e sofás estão em lugares improváveis, como paredes e tetos, é o esforço do equilíbrio do artista, numa crítica ao conforto burguês.
1. CHIARELLI, Tadeu. Com medo de crescer. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 7 jun. 1994.
2. ROLLA, Marco Paulo. Marco Paulo Rolla. Texto Agnaldo Farias. Belo Horizonte: Sala Corpo de Exposições, 1993.
3. MIP : Manifestação Internacional de Performance, 2005, Belo Horizonte. MIP: Manifestação Internacional de Performance - International Performance Manifestation. Belo Horizonte: Rua José Moreira Fraga, 376 Ceia, 2005. p.27.
Reprodução Fotográfica Marco Paulo Rolla
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução Fotográfica Marco Paulo Rolla
Reprodução Fotográfica Marco Paulo Rolla
Reprodução Fotográfica Marco Paulo Rolla
Reprodução Fotográfica Marco Paulo Rolla
Reprodução Fotográfica Marco Paulo Rolla
Reprodução Fotográfica Marco Paulo Rolla
Reprodução Fotográfica Marco Paulo Rolla
Reprodução Fotográfica Marco Paulo Rolla
Marco Paulo Rolla - Enciclopédia Itaú Cultural
A complexidade do ser humano e suas relações com o corpo, o desejo, o consumo e a tecnologia são as bases de estudo e análise do artista mineiro multidisciplinar Marco Paulo Rolla. Tendo como suporte o desenho, as videoinstalações e variadas performances ao vivo – que incluem também outras expressões artísticas, como teatro, música e dança –, as obras expõem o corpo em sua magnitude: do ápice de sua grandeza e liberdade, passando pelas fragilidades, até sua decomposição. “O espectador tem a possibilidade de entrar na obra através de sua memória, suas angústias corporais e de existência”, explica ele. Desde 2001, Rolla é criador, coordenador e editor do Centro de Experimentação e Informação de Arte (Ceia), em Belo Horizonte, e tem seus trabalhos expostos em mostras individuais e coletivas no Brasil, na Alemanha, na Argentina e na Holanda.
Produção: Documenta Vídeo Brasil
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Carolina Fomin (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)
Teatro Francisco Nunes
Teatro Francisco Nunes
Teatro Alterosa
Teatro Alterosa
Teatro Alterosa
Fundação Clóvis Salgado. Palácio das Artes. Grande Teatro
Fundação Clóvis Salgado. Palácio das Artes
Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Belas Artes (Belo Horizonte, MG)
Museu de Arte Contemporânea do Paraná
Museu de Arte da Pampulha (MAP)
Galeria de Arte do IAB (Belo Horizonte, MG)
Casa da Cultura de Ribeirão Preto
Centro Artístico Tangran (Belo Horizonte, MG)
Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Belas Artes (Belo Horizonte, MG)
Museu de Arte da Pampulha (MAP)
Centro Cultural UFMG
Galeria Genesco Murta (Belo Horizonte, MG)
Espaço Cultural IBM (Belo Horizonte, MG)
Museu de Arte da Pampulha (MAP)
Fundação Clóvis Salgado. Palácio das Artes
Itaugaleria
Fundação Clóvis Salgado. Palácio das Artes
Museu da Gravura Cidade de Curitiba
Itaugaleria (Ribeirão Preto, SP)
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Parque Ferial Juan Carlos I
Parque Ferial Juan Carlos I
Parque Ferial Juan Carlos I
Itaú Cultural
Fundação Bienal de São Paulo
SESC Consolação
Fundação Bienal de São Paulo
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