Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Marlene Almeida

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 06.03.2017
1942 Brasil / Paraíba / Bananeiras
Marlene Costa de Almeida (Bananeiras PB 1942). Pintora e restauradora. Gradua-se em filosofia e freqüenta os cursos de pintura, desenho e escultura da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. Desenvolve pesquisa sobre a manufatura de tintas à base de pigmentos e resinas naturais. Em paralelo à produção artística, preside a Associação dos...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Marlene Costa de Almeida (Bananeiras PB 1942). Pintora e restauradora. Gradua-se em filosofia e freqüenta os cursos de pintura, desenho e escultura da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. Desenvolve pesquisa sobre a manufatura de tintas à base de pigmentos e resinas naturais. Em paralelo à produção artística, preside a Associação dos Artistas Plásticos Profissionais da Paraíba, entre 1981 e 1983. Ministra cursos sobre pigmentos e resinas naturais, no Festival Nacional das Mulheres nas Artes de São Paulo, no Festival de Verão de Petrópolis, no MAM/RJ e na cidade de Recife, entre 1982 e 1984.

Exposições 100

Abrir módulo

Festivais 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 6

Abrir módulo
  • ALMEIDA, Marlene. Marlene Almeida : têmperas. São Paulo : Paço das Artes, 1987. il. p. b. color. , fot.
  • ALMEIDA, Marlene. Passatempo. Texto Katia Canton; curadoria Tereza de Arruda; versão em alemão Tereza de Arruda. São Paulo : Valu Oria Galeria de Arte, 2000. [24 p. ] il. p. b. color.
  • AYALA, Walmir. Dicionário de pintores brasileiros. Organização André Seffrin. 2. ed. rev. e ampl. Curitiba: Ed. UFPR, 1997.
  • AYALA, Walmir. Dicionário de pintores brasileiros. Organização André Seffrin. 2. ed. rev. e ampl. Curitiba: Ed. UFPR, 1997. R750.81 A973d 2.ed.
  • AYALA, Walmir. Dicionário de pintores brasileiros. Rio de Janeiro: Spala, 1992. 2v. R759.981 A973d v.1
  • ORGANICUS. Curadoria Tereza de Arruda. São Paulo: Valu Oria Galeria de Arte, 1997.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: