Título da obra: Abrigo para o Sol


Coluna com Retrovisor
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1998
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Ana Maria Tavares
Biografia
Ana Maria da Silva Araújo Tavares (Belo Horizonte MG 1958). Escultora. Inicia sua formação na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, entre 1977 e 1978. Após esse período, transfere-se para São Paulo, onde cursa licenciatura em artes plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado - Faap. Leciona desenho na mesma instituição, entre 1982 e 1984. Freqüenta cursos com Regina Silveira (1939) e Julio Plaza (1938 - 2003), professores que influenciam seu experimentalismo. Entre 1984 e 1986, faz mestrado na The School of The Art Institute of Chicago [Escola do Instituto de Arte de Chicago], Estados Unidos. É marcante sua passagem por essa escola, pois intensifica questões conceituais e impõe novos parâmetros ao desenvolvimento de sua obra. Desde 1993, leciona na graduação do departamento artes plásticas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, onde obtém título de doutora em 2000, com a tese Armadilhas para os Sentidos: uma Experiência no Espaço-Tempo da Arte. Entre 2002 e 2003, é bolsista da John Simon Guggenheim Foundation, em Nova York. A partir de 2002, torna-se docente no curso de pós-graduação em poéticas visuais na ECA/USP. Em 2006, realiza a instalação Enigmas de uma Noite com Midnight Daydreams, no Instituto Tomie Ohtake, e desenvolve obra de grande escala para a Bienal de Cingapura.
Comentário Crítico
Ana Maria Tavares inicia sua produção em meio à voga da pintura, no início dos anos 1980. Em 1983, participa da mostra coletiva Pintura como Meio, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - MAC/USP. Suas telas procuram interagir com o espaço circundante: a artista dispõe seus painéis buscando criar ambientes.
Em 1984, muda-se para os Estados Unidos, onde cursa mestrado na The School of The Art Institute of Chicago. Na escola de Chicago, é incentivada a desenvolver um trabalho mais espontâneo e a fazer uso de referências e padrões de industriais. Segundo o crítico de arte Tadeu Chiarelli, com base em sua experiência norte-americana, que vai de 1984 a 1986, a artista radicaliza seu descontentamento com "os espaços limitados das modalidades tradicionais".¹ Algumas instalações dessa época são expostas na Superior Street Gallery, em Chicago. Em 1986, realiza no jardim da Faap a escultura Abrigo para o Sol. Chiarelli considera a obra um marco na trajetória de Ana Tavares, por "estabelecer relações inusitadas com o espaço".² A partir de 1988, a artista busca atribuir uma aparência ainda mais industrial aos trabalhos. Algumas esculturas lembram objetos de design, como móveis, escadas, chicotes e outros.
Na década de 1990, faz instalações importantes. Algumas de suas obras ambientais recriam lugares anódinos, de passagem, como salas de aeroporto, roletas e salas de espera. A artista refaz ambientes que não demonstram qualidades distintivas nos quais as pessoas ficam por pouco tempo. Nesses trabalhos, o espaço é invadido por objetos impessoais e estranhos à galeria de arte.
Notas
1 CHIARELLI, Tadeu. Ana Maria Tavares e o cerco da arte. In: Arte Internacional Brasileira. São Paulo: Lemos Editorial, 2002. p. 232.
2 Idem. p. 230.
Reprodução fotográfica Eduardo Brandão
Reprodução fotográfica Eduardo Brandão
Reprodução fotográfica Eduardo Brandão
Registro fotográfico Eduado Brandão/Itaú Cultural
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini
Reprodução fotográfica Mauro Restiffe
Reprodução fotográfica Mauro Restiffe
Reprodução fotográfica Mauro Restiffe
Registro fotográfico Sérgio Guerini
Registro fotográfico Cia de Foto/Itaú Cultural
Registro fotográfico Cia de Foto/Itaú Cultural
Registro fotográfico Cia de Foto/Itaú Cultural
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)
Círculo das Artes Plásticas
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)
Museu da Imagem e do Som (São Paulo, SP)
Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina_)
Cooperativa Diferença
Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Bath House Cultural Center (Dallas, Estados Unidos)
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)
Instituto de Cultura Puertorriqueña (San Juan, Porto Rico)
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)
Fundação Bienal de São Paulo
Museo Nacional de Bellas Artes (Havana, Cuba)
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Goodman Quad Gallery (Indianápolis, Estados Unidos)
The School of the Art Institute of Chicago (Illinois, EUA)
Superior Street Gallery (Chicago, Estados Unidos)
Funarte. Galeria Rodrigo Mello Franco de Andrade (Rio de Janeiro, RJ)
Parque Ferial Juan Carlos I
Instituto Tomie Ohtake
Itaú Cultural
Fundação Bienal de São Paulo
Fundação Bienal de São Paulo
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