Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Vera Salamanca

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 10.05.2017
12.11.1948 Brasil / Rio Grande do Sul / Porto Alegre

Amazônia
Vera Salamanca
Litografia
75,00 cm x 55,80 cm

Vera Lúcia Escobar Salamaca (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 1948). Pintora, desenhista, gravadora. Freqüenta a oficina de gravura do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ) com José Assumpção Souza, entre 1967 e 1975 e estuda na Faculdade de Belas Artes de Curitiba. Faz curso livre de desenho na casa de Alfred Andersen e curso de grav...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Vera Lúcia Escobar Salamaca (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 1948). Pintora, desenhista, gravadora. Freqüenta a oficina de gravura do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ) com José Assumpção Souza, entre 1967 e 1975 e estuda na Faculdade de Belas Artes de Curitiba. Faz curso livre de desenho na casa de Alfred Andersen e curso de gravura, sob a orientação de Calderari, no ateliê de Poty. No Museu Paranaense, em Curitiba, desenha fragmentos de cerâmica e sambaquis, obra resultante de viagens arqueológicas na baía de Paranaguá, junto com o professor Oldemar Blasi. Em 1976, participa de performances com Ivald Granato em museus, em teatros e em galerias. No mesmo ano, passa a residir em São Paulo, onde faz cenários e alegorias para a Escola de Samba Nenê da Vila Matilde.

Obras 14

Abrir módulo
Reprodução fotográfica do artista

Amanajó

Óleo sobre tela
Reprodução fotográfica João L. Musa/Itaú Cultural

Araguaia In

Litografia
Reprodução fotográfica do artista

Cuité

Óleo sobre tela

Exposições 28

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 6

Abrir módulo
  • ARTE Xerox Brasil. Apresentação de Jorge da Cunha Lima; textos de Maria Cecília França Lourenço, Hudinilson Jr., Rosita Gouveia; curadoria de Hudinilson Jr. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1984.
  • DICIONÁRIO brasileiro de artistas plásticos. Organização Carlos Cavalcanti e Walmir Ayala. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1973-1980. 4v. (Dicionários especializados, 5).
  • GRAVURA: arte brasileira do século XX. São Paulo: Itaú Cultural: Cosac & Naify, 2000.
  • ROSA, Renato; PRESSER, Décio. Dicionário de artes plásticas no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 1997. R700.98165 R7887d
  • SALAMANCA, Vera. A Gravura de Vera Salamanca. Texto Flávio de Aquino. São Paulo: Gabinete de Artes Gráficas, 1979. , il.p&b .
  • SALÃO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS, 1., 1978, Rio de Janeiro, RJ. 1º Salão Nacional de Artes Plásticas. Rio de Janeiro: Funarte, 1978.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: