Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Ronaldo Correia de Brito - Enciclopédia Itaú Cultural

Mídia vinculada ao verbete Ronaldo Correia de Brito

A tradição oral e o movimento de não pertencimento são as bases da obra do cearense Ronaldo Correia de Brito. Amante da literatura, da música e do cinema, começa a ler muito cedo na biblioteca de sua cidade, Sertão dos Inhamuns, lapidando seu repertório mais tarde no Crato e em Recife, onde forma-se em medicina na década de 1960. Como atividade paralela, dedica-se a escrever teatro, contos, romances e crônicas, mas apenas armazena em gavetas seus escritos. “Achava que já existiam muitos livros e eu não queria contribuir para a babel do mundo”, brinca. Na década de 1970, estimulado por um amigo, adapta seu conto Lua Cambará num longa-metragem feito em Super8, depois transformado no formato Betacam e televisionado pela TV Cultura. Vinte anos se passam e o trabalho é descoberto pelos intelectuais Antônio Cândido e Davi Arrigucci Junior. Brito é convidado a publicar um livro, e sua produção não para de crescer.

Realização: Gasolina Filmes
Entrevista: Gabriel Carneiro
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Carolina Fomin (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)

Outras Mídias

532 registros