Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Saint Clair Cemin - Enciclopédia Itaú Cultural

Mídia vinculada ao verbete Saint Clair Cemin

Foi a partir de uma retrospectiva do alemão Joseph Beuys realizada no museu Guggenheim de Nova York, em 1980, que o gaúcho Saint Clair Cemin mudou sua visão da arte. O impacto da visita leva o então gravurista a se reinventar: “Como eu nasci como artista no meio da arte conceitual, o que começou a sair das minhas mãos não eram desenhos, nem trabalhos com arame ou dobraduras de papel. Passei a trabalhar diretamente com a argila”, explica. O resultado é uma série de objetos realizados na década de 1980 que representam animais e pequenas formas orgânicas. O artista avalia que a matéria-prima é essencial para determinar o que será criado. “Cada átomo do material corresponde a um átomo da peça”, acredita ele. “Acho que todo ser humano é uma espécie de alquimista primitivo. Quando você vê um pedaço de mármore, leite ou sangue, tem uma relação baseada em sua experiência, que você extrapola de outras maneiras.”

Produção: Documenta Vídeo Brasil
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Erika Mota (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)

Outras Mídias

532 registros