Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Sandra Cinto - Enciclopédia Itaú Cultural

Mídia vinculada ao verbete Sandra Cinto

Sandra Cinto se inicia nas artes pintando e desenhando paisagens oníricas em telas pequenas nas quais o céu é o destaque. Essa característica se transforma após ela realizar um workshop com o artista Nelson Leirner. “Ele dizia: ‘O seu céu não é um ceuzinho de ‘primeira comunhão’. Você está querendo falar do sagrado da arte! A hora em que você ampliar a pintura e o espectador tiver uma relação corporal com seu trabalho, tudo vai mudar’. E tudo mudou mesmo”, lembra. Após essa experiência, o entorno e o espaço “onde tudo cabe” passam a ter maior relevância em suas obras, realizadas em grandes formatos e em instalações. Cinto se interessa pelo “olhar através”, no qual o público é provocado a explorar o literal e o figurado em cenários nos quais ela mescla telas e brinquedos, por exemplo. “Os brinquedos nos ajudam no jogo da fantasia”, acredita ela, que compõe ambientes com cavalos de madeira, camas e outros itens.

Produção: Documenta Vídeo Brasil
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Carolina Fomin (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)

Outras Mídias

524 registros