Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Paulo Pasta - Enciclopédia Itaú Cultural

Mídia vinculada ao verbete Paulo Pasta

Ao definir a pintura, Paulo Pasta realiza uma analogia com a música: “A pintura é boa, para mim, quando faz silêncio”, diz ele, em referência a sua predileção pela quietude e a tranquilidade. “Acho que dentro da imobilidade está a mobilidade. Dentro do silêncio está contido também o ruído”, completa. Em seu trabalho com as cores, ele busca sempre promover uma espécie de equilíbrio que mantenha o “silêncio”, não deixando um tom ser mais “estridente” do que o outro. O resultado é um jogo tonal que, segundo o crítico Rodrigo Naves, é composto por uma cor primeira que contém outras. Comuns na pintura, classificações como figurativismo ou abstracionismo não fazem sentido para ele. “Faço figuração mas, ao mesmo tempo, uso a linguagem abstrata.” Criador em constante mutação, ele crê que sua arte é espelho de sua própria vida. “Você constrói aquilo que vê para também construir um pouco o seu olhar. A pintura me constrói.”

Produção: Documenta Vídeo Brasil
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Erika Mota (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)

Outras Mídias

527 registros