Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Francisco Stockinger - Enciclopédia Itaú Cultural

Mídia vinculada ao verbete Francisco Stockinger

A iniciação de Francisco Stockinger na escultura é uma aventura. O artista começa sua trajetória como aluno de desenho numa escola carioca. “Eles botavam um busto de Sócrates na frente. Tinha mais uns cinco ou seis caras, então, todo mundo procurava desenhar o Sócrates. Não gosto de Sócrates até hoje!”, diz. Nessa época, ele confessa sua insatisfação ao pintor Clóvis Graciano, que lhe sugere procurar o escultor Bruno Giorgi. Stockinger encontra Giorgi em seu trabalho, na lavanderia de um hospício, e estreia no ofício. Suas primeiras peças, feitas em bronze, são pequenas por falta de dinheiro. “Um dia, deu um estalo e inventei a escultura de ferro e madeira”, conta. A decisão lhe permite moldar obras em grandes formatos. A próxima mudança é o uso de mármore, material com o qual dedica-se a criar formas, enquanto as figuras continuam sendo realizadas em ferro e madeira.

Produção: Documenta Vídeo Brasil
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Erika Mota (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)

Outras Mídias

532 registros