Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

José Roberto Aguilar - Enciclopédia Itaú Cultural

Mídia vinculada ao verbete José Roberto Aguilar

A literatura é a porta de entrada de José Roberto Aguilar no mundo da arte. Ainda na adolescência, começa a escrever poemas e integra o movimento Kaos, ao lado de Jorge Mautner e José Agrippino de Paula. O contato com a pintura se dá por intermédio de Mautner, que o apresenta a um pintor alemão. Nesse encontro, Aguilar tem seu primeiro contato com as técnicas e os materiais da pintura. “Quando eu abri aquele vidro de terebintina [solvente de tintas]... O cheiro da terebintina era mágico... Era como se eu tivesse aberto e esfregado a lâmpada de Aladim”, conta o artista. “Para mim, o cheiro da terebintina foi mais importante do que a roda do Duchamp”, brinca. Sua participação nas bienais de São Paulo no fim dos anos 1950 e no início dos anos 1960 chama a atenção. Enquanto a pintura brasileira vive a ascensão do abstracionismo, Aguilar marca presença nos eventos com trabalhos figurativos. “Foi um choque”, lembra o artista.

Produção: Documenta Vídeo Brasil
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Erika Mota (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)

Outras Mídias

532 registros