Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Jac Leirner - Enciclopédia Itaú Cultural

Mídia vinculada ao verbete Jac Leirner

Sacolas plásticas vazadas, estufadas e costuradas, moedas e notas de dinheiro, cartões de visita, parafernálias de avião, chapas de raio X etc., para a artista multimídia paulistana Jac Leirner, todo e qualquer objeto pode ser transformado em arte: “Não tento representar nada, meu trabalho não é figurativo”, explica. Em sua obra, Leirner usa materiais comuns, utilizados pelas pessoas em seu cotidiano, e explora ao máximo os potenciais plásticos de cada objeto, deslocando o significado do que é consumido para um status artístico de minimal art a partir de novas propostas de conexões e agrupamentos. De formação em arte moderna, seu trabalho tem referência na arte conceitual, que privilegia a ideia e não a obra executada: “O que sobra é o vazio, que é o próprio trabalho”, define a artista.

Produção: Documenta Vídeo Brasil Captação, edição e legendagem: Sacisamba Intérprete: Carolina Fomin (terceirizada) Locução: Júlio de Paula (terceirizado)

Outras Mídias

532 registros