Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Gustavo Rezende - Enciclopédia Itaú Cultural

Mídia vinculada ao verbete Gustavo Rezende

Para Gustavo Rezende, a obra de arte acontece na relação entre sujeito e objeto, como foi destacado pelo francês Marcel Duchamp. “É como a teoria da perspectiva: é uma coisa que existe. Não tem como negar o aparelho óptico”, compara. O espectador, diz, vivencia uma “revelação” ao entender e descobrir as referências por trás da peça, num processo “proustiano” de uma ideia que leva a outra, em livre associação. “Essa revelação não tem a ver comigo. Não tenho que explicar”, acredita. Cada obra feita por Rezende, seja um mangá ou uma escultura, é constituída da linguagem pela qual o artista optou naquele momento. Uma fotografia com características publicitárias, por exemplo, aparece emoldurada em alumínio, referência às peças de propaganda. Outro interesse do mineiro é em criar novos lugares a partir da ocupação. Assim, a escultura de um homem se arrastando transforma-se em uma bancada, tornando-a um apoio que interage com a criação.

Produção: Documenta Vídeo Brasil
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Carolina Fomin (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)

Outras Mídias

532 registros