Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Amilcar de Castro - Enciclopédia Itaú Cultural

Mídia vinculada ao verbete Amilcar de Castro

“Gosto do que é simples, o mais direto. Não só na escultura, como em tudo”, diz o mineiro Amilcar de Castro, que leva sua objetividade quase matemática para obras com formas geométricas tridimensionais, feitas principalmente em chapas de ferro retorcidas e dobradas, sem solda, para manter sua estrutura. Essas obras chegam a ter 8 metros de diâmetro e 24 toneladas, caso de um projeto para o antigo bairro Hellersdorf, na extinta Berlim Oriental, que começou de um desenho em preto e branco, como tudo o que o artista produz: “para mim, o desenho é só um exercício gráfico”, explica. Castro começou figurativo, produzindo cabeças, mãos e dorsos em materiais como arame, gesso e barro, para depois passar para a arte abstrata e gráfica, utilizando inicialmente o cobre e, depois, as chapas de ferro: “Gosto do ferro, da cor do ferro, é fácil de trabalhar, não há mistério”, conta.

Produção: Documenta Vídeo Brasil
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Carolina Fomin (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)

Outras Mídias

515 registros