Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Carlos Fajardo - Enciclopédia Itaú Cultural

Mídia vinculada ao verbete Carlos Fajardo

“A arte é a sua experiência de vida colocada em algum tipo de meio que seja completamente de usufruto, que não tenha função”, aposta Carlos Fajardo. Na década de 1960, ele estuda arquitetura interessado em aprender a desenhar. Fascinado por Wesley Duke Lee (1931-2010), torna-se seu aluno para analisar seu repertório artístico e desenvolver um discurso próprio – o que permeia, mais tarde, seu próprio método de ensinar. “Aprender a desenhar é experimentar o desenho a partir do efeito. Meu pensamento de ensino é enfatizar o aprendizado. Aprendo, não ensino”, conta Fajardo. Seu trabalho deriva da pintura, na década de 1970, e abandona o suporte tradicional do cavalete. As obras aparecem em grandes escalas, chegando a alcançar seis metros de altura, na tentativa de estabelecer maior cumplicidade com o público: “Para que se afirmem no mundo”, conclui ele.

Produção: Documenta Vídeo Brasil
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Erika Mota (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)

Outras Mídias

515 registros