Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Emmanuel Nassar - Enciclopédia Itaú Cultural

Mídia vinculada ao verbete Emmanuel Nassar

Emmanuel Nassar considera Recepcôr o trabalho que inaugura seu projeto artístico. Com cores fortes e composta de diversos materiais, como tampa de garrafa, pregos e madeira, a obra surge como “uma espécie de aparelho para receber todas as ideias futuras”, segundo definição do artista, e desencadeia a criação de uma série de pinturas, objetos e procedimentos pautados no conceito da cor primária e com referências à cultura popular. Os limites entre ideias opostas, como arte e não arte, cheio e vazio, precário e o que está em equilíbrio, também permeiam sua criação. Para Nassar, a geometria na arte costuma estar associada a algo rigoroso ou puramente mental. Em seu percurso, ele tenta fugir disso e associar às formas geométricas um toque pessoal e humano. “O que procurei esse tempo todo foi encontrar uma geometria que tivesse a presença do trabalho, a imperfeição das coisas feitas à mão”, comenta.

Produção: Documenta Vídeo Brasil
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Carolina Fomin (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)

Outras Mídias

517 registros